domingo, 27 de junho de 2010

Ministério da Saúde inspeciona Samu de Tatuí

Do sie www.oprogressodetatui.com.br
Representantes do Ministério da Saúde vistoriaram, na manhã de quinta-feira, 24, as instalações do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Tatuí. A base do sistema funcionará no quartel do Corpo de Bombeiros, à avenida Domingos Bassi, na vila Doutor Laurindo. “Eles acharam as nossas instalações superadequadas”, disse a secretária municipal de Saúde, Kátia de Campos Abuchaim, que participou de reunião junto com o capitão dos bombeiros, Cleotheos Sabino.
O encontro, segundo ela, serviu para promover um afinamento entre o ministério e o município. Nela, o MS fez sugestões de adequações do espaço, que precisará ser ampliado em função da equipe. “O nosso foco é buscar sempre esse entendimento. Estamos juntos para salvar vidas”, comentou Abuchaim.
Enquanto aguarda o funcionamento, a equipe local passa por treinamento técnico. “Estamos atentos a tudo, porque não é simplesmente colocar na rua”, disse a secretária. Conforme ela, o Samu vai ampliar a experiência que o município já tinha, com a equipe de emergência que passará a atender junto ao pronto-socorro. “O 192 será mais abrangente, porque vai atender a região”, afirmou.
A vistoria às bases descentralizadas, segundo a arquiteta do Ministério da Saúde, Fatah Mendonça, faz parte de um procedimento padrão. “É normal visitarmos os locais onde funcionarão os serviços”, comentou. A base de Tatuí, conforme disse, está de acordo com as exigências do ministério. “Nós só recomendamos que fizessem algumas pequenas mudanças, por uma questão de padrão”.
Além de Tatuí, o grupo de técnicos visitou outras três cidades onde funcionarão as bases descentralizadas: Angatuba, Guareí e Alambari. Dois dias antes, os representantes estiveram em Itapetininga para verificar as condições da Central Reguladora. A expectativa é de que ela passe a operar no dia 29. “Vamos mais para prestar esclarecimentos e orientações”, comentou a arquiteta.
Após a reunião, os técnicos do ministério dirigiram-se à Prefeitura, onde foram recebidos pelo prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.
INTEGRAÇÃO
Para o capitão Sabino, a base do Samu junto ao Corpo de Bombeiros vai permitir a integração das equipes que prestam atendimento de urgência e emergência. “Estamos seguindo a linha do comando”, afirmou o oficial. Esse sistema de parceria, conforme ele, já funciona em 50 cidades do Estado de São Paulo e facilita tanto o trabalho dos bombeiros como da equipe do Samu 192. “Vai agilizar muito o atendimento, porque você acaba juntando forças e não dividindo”.
Neste sentido, o capitão desenvolveu um protocolo de atendimento definindo os tipos de ocorrências que cada equipe vai atender. “A intenção é que, quando o Samu começar a funcionar, nós já estejamos 100% integrados”, afirmou. O esquema já foi encaminhado à Central Reguladora. “Esse protocolo será assinado pela chefia do Samu 192 e do Corpo de Bombeiros”, concluiu

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Olá, blogueiro!

O SAMU e as Unidades de Pronto Atendimento – UPAS 24h estão unidos para aprimorar o atendimento de saúde para todos os cidadãos brasileiros.

O SAMU fará o primeiro atendimento ao paciente, que será encaminhado às UPAS 24h para ser tratado de acordo com a gravidade do seu caso. Toda UPA 24h tem consultórios de pediatria, clínica médica, odontologia, além de laboratórios e salas de raios-X. Também conta com leitos de observação para crianças e adultos, com o objetivo de estabilizar pacientes mais graves até serem levados a um hospital.

Saiba mais acessando http://www.upasamu.com.br, ou mande email para comunicacao@saude.gov.br

Obrigada,
Ministério da Saúde

Postar um comentário