domingo, 13 de junho de 2010

Jaime Pinheiro estreia como diretor teatral

O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” fez sua estreia no teatro de animação com trabalho dirigido pelo cenógrafo Jaime Pinheiro. A apresentação de “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev, foi realizada no sábado, 5, no Theatro São Pedro, em São Paulo, dentro da ação denominada Oferenda Musical – projeto de música de câmara efetivado na capital.
A apresentação de “Pedro e o Lobo” contou com participação da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, professores, alunos e ex-alunos do curso de artes cênicas da escola. A regência da orquestra foi do maestro Fábio Zanon. A direção geral do espetáculo foi de Carlos Ribeiro e a cenografia e direção de animação, de Jaime Pinheiro. Carlos Agostinho assinou os figurinos, com colaboração de Lázaro Catel, e Eliane Ribeiro, a animação de bonecos.
Com bonecos desenvolvidos em tempo recorde, “Pedro e o Lobo” agradou em cheio às muitas crianças que superlotaram o teatro em São Paulo. Um dos principais destaques foi o Lobo, que interagiu com a plateia e causou alvoroço entre o público infantil.
“Achei o espetáculo fantástico! Meu filho prestou atenção o tempo todo e não perdeu a concentração neste que foi o primeiro concerto da vida dela. Além de, obviamente, termos apreciado música de primeira qualidade”, disse Elias Schlesinger sobre o filho David, de um ano e três meses.
O diretor Jaime Pinheiro mostrou-se satisfeito com o resultado final de seu primeiro trabalho de animação no Conservatório de Tatuí – embora, claro, à sua maneira, faça ressalvas: “Minha proposta era desenvolver mais o cenário, que teve de ser montado em uma hora”, disse ele. “Fizemos seis ensaios e estou satisfeito com o resultado. Cada máscara foi feita em apenas dois dias, e gostaria muito de refazer o trabalho em Tatuí. A interação com as crianças, que era minha proposta, foi ótima”, diz o professor, que é referência no país em teatro de animação, tendo participado de seminários em Santa Catarina e em Portugal.
“Pedro e o Lobo” é uma história infantil contada através da música. Foi composta por Sergei Prokofiev em 1936 com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Cada personagem da história (o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato, o gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente.

Do site www.oprogressodetatui.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário