sábado, 9 de julho de 2016

Banco de Sangue de Tatuí será reestruturado e voltará a fazer coletas ainda neste ano

Iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura, Lions Clube e Santa Casa

O Banco de Sangue de Tatuí voltará em breve às suas atividades normais, inclusive com coleta de sangue e derivados. A notícia foi confirmada na última sexta-feira, 1º. A revitalização será realizada através de parceria entre a Prefeitura de Tatuí, Santa Casa de Misericórdia e Lions Clube – através do seu braço internacional, de Tatuí e também de Itapetininga. O projeto prevê investimentos de R$ 200 mil. 

Fundado em 1955, pelo então presidente do Lions, José Carlos Holtz, o Banco de Sangue Fortunato Minghini passou por inúmeras alterações e readequações. Devido às constantes mudanças tecnológicas do setor e necessidade de atualização dos aparelhos às exigências sanitárias, grande parte dos equipamentos apresenta desgastes e precisa ser substituída por equipamentos mais novos e modernos. 

Atualmente, o Banco de Sangue não realiza mais coletas, apenas funciona como espaço para armazenamento do hospital. O sangue utilizado pelo município vem de bancos parceiros, como os hemocentros da UNESP Botucatu, do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, e Colsan de Sorocaba.

De acordo com a presidente do Lions Clube de Tatuí, Josefina Berti, a revitalização do Banco de Sangue de Tatuí irá trazer ao município e à região uma prestação de serviço de qualidade ao doador. “Sabemos que a doação de sangue é uma atitude solidária, de cidadania e responsabilidade social. O banco de sangue deve ser um local agradável e seguro para fazer as doações, ter excelência no atendimento, comprometimento, integridade, crescimento e aprimoramento contínuo”, explicou

Para tanto, a equipe técnica do Banco de Sangue, composta por biomédicos e enfermeiros, já estão passando por treinamento junto ao Hemocentro da UNESP de Botucatu, visando otimização dos recursos e serviços. A previsão é que já no segundo semestre de 2016 o Banco de Sangue volte a realizar coletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário