sábado, 22 de setembro de 2018

Concertos gratuitos e convidados agitam Conservatório de Tatuí nesta semana

VI Seminário de Regência deve reunir músicos, maestros e estudantes de todo o Brasil a partir desta segunda-feira, com uma programação repleta de atrações

Grupo de Percussão (Foto: Conservatório de Tatuí / Divulgação)

O Conservatório de Tatuí realiza, de 24 a 29 de setembro, o VI Seminário de Regência. Além das atividades pedagógicas, a programação terá concertos gratuitos todas as noites, às 20h00, no Teatro Procópio Ferreira, com grupos mantidos pela instituição e bandas convidadas, além de um concerto especial ao ar livre no sábado, dia 29, às 11 horas, na Praça da Matriz.

O primeiro grupo a se apresentar, na segunda, dia 24, é a Banda Sinfônica do Exército, sob a batuta do 2º Tenente José Roberto Fabiano. O repertório terá obras clássicas e populares, incluindo “Conga del Fuego”, de Arturo Marques e Landwehr Friboug, e “Suite Carmem Miranda”, de Alexandre Dalóia, entre outras.

Na terça-feira, dia 25, quem sobe ao palco é o Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí, com “Flash Night in Concert” e um programa todo inspirado em clássicos do pop rock, como Guns N’ Roses, Bon Jovi, A-Ha, Scorpions, Van Halen, Earth, Wind & Fire, Bee Gees, Madonna, Cyndi Lauper, sem contar os nacionais RPM e Paralamas do Sucesso, entre outros. O professor responsável é Edmilson Baía.

Na quarta-feira, dia 26, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, sob a coordenação do professor Luís Marcos Caldana, vai mostrar ao público a variedade de sons e estilos que se pode tocar usando apenas instrumentos de percussão. A seleção inclui “Capricho diabólico”, de Jared Spears, “Diálogo de peles”, de Mark Ford, e “Katraterra”, de Jim Casella, entre outros. 

Outro grupo convidado, a Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes apresenta-se na quinta-feira, dia 27, sob a regência de Lelis Gerson. No repertório, “Ride”, de Samuel R. Hazo; “76 Trombones”, de Meredith Willson; “Suíte Popular nº 01”, “Virtuoso” e “Saxofonistas Brasileiros”, de Hudson Nogueira, que também será o solista da noite. 

Na sexta-feira, dia 27, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, regida pelo maestro convidado Laszlo Marosi (Hungria) e pelos participantes ativos do Seminário de Regência, interpretará “La Tregenda from Le Villi”, de Giaccomo Puccini; “Festivo”, de Edward Gregson; “Illyrian Dances”, de Guy Woolfenden; “Circus Suite”, de Frigyes Hidas; “Miniaturas Brasileiras” e “Carnaval de Rua”, de Hudson Nogueira. Para encerrar o evento, o mesmo programa será reapresentado pelo projeto Música na Praça no sábado, dia 29, às 11 horas, na Praça da Matriz de Tatuí.

Seminário de Regência – Com uma programação intensa de aulas, palestras, ensaios abertos e concertos conduzidos por maestros consagrados, o evento reúne profissionais e estudantes de diversas regiões do Brasil e, inclusive, de outros países. Em sua sexta edição, o Seminário de Regência traz da Hungria para a Capital da Música o maestro Laszlo Marosi, que vai compartilhar sua vasta experiência em aulas e ensaios diários. 

Laszlo Marosi tem uma carreira marcada por importantes orquestras e bandas em todo o mundo. Apresentou-se em grandes salas de concerto, como Nibelungen Halle (Alemanha), Ópera Estatal Húngara, Teatro Libertador (Argentina), Palau de la Musica (Espanha) e Sala São Paulo (Brasil). Conduziu orquestras renomadas, incluindo as Sinfônicas de Matav e Dohnanyi (Hungria), Opereta Symphony do Estado Húngaro, Orquestras Sinfônicas de Guanajuato e Oaxaca (México) e as Sinfônicas Nacionais do Cazaquistão, Honduras e Costa Rica. Esteve à frente também da Banda do Exército Central Húngara, Banda Militar Real da Holanda, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra de Sopros do Teatro Libertador de Córdoba (Argentina), Banda da Marinha dos Estados Unidos e Banda da Força Aérea da Europa. 

Atualmente, é diretor artístico do Festival Internacional de Bandas de Villa Carlos Paz (Argentina), Assessor Artístico e regente da Stormworks Europe Publishing, e professor em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade da Flórida Central. Proponente da música contemporânea, estreou muitos trabalhos para Orquestra e Conjuntos de Sopro, incluindo numerosas peças de Frigyes Hidas, Kamillo Lendvay, Laszlo Dubrovay, Karel Husa, Guy Woolfenden, obras recentes de Ellen Taaffe Zwilich, Shulamit Ran, Juan Trigos, Christopher Marshall, Nunzio Ortolano, Vincente Moncho, Edson Zampronha e muito mais.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
VI Seminário de Regência do Conservatório de Tatuí
Laszlo Marosi, regente convidado
Gustavo Barbosa-Lima, coordenação
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Banda Sinfônica do Exército
2º Tem. José Roberto Fabiano, regência
Data: 24 de setembro, segunda-feira
Horário: 20h00

Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí
Edmilson Baía, professor responsável
Data: 25 de setembro, terça-feira
Horário: 20h00

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Luís Marcos Caldana, professor responsável
Data: 26 de setembro, quarta-feira
Horário: 20h00

Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes
Lelis Gerson, regência
Data: 27 de setembro, quinta-feira
Horário: 20h00

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Laszlo Marosi e participantes ativos, regência
Data: 28 de setembro, sexta-feira
Horário: 20h00

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Participantes ativos, regência
Data: 29 de setembro, sábado
Horário: 11h00
Local: Praça da Matriz de Tatuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário