quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Torneio Estadual de Cururu confirma primeiras duplas

Oito das 12 duplas convidadas a participar do Torneio Estadual de Cururu tiveram nomes confirmados nesta semana pela organização do evento. Voltado à categoria “Raiz e Tradição” e realizado pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria da Cultura, o torneio tem coordenação de Jaime Pinheiro e chega a sua sexta edição em novo formato.

Repetindo estrutura consagrada nos dois últimos anos, o evento terá palco especialmente instalado no estacionamento do Conservatório de Tatuí. A estrutura contará com tenda climatizada e barracas para comes e bebes típicos da cultura raiz. Ela será ocupada pelo Alambique dos Ramos, Paróquia-Santuário Nossa Senhora da Conceição e pela Associação de Turismo Rural.

No palco, estarão duplas que se classificaram com maior frequência no evento. As já confirmadas são das cidades de Piracicaba, Iperó, Botucatu, Pardinho, Sorocaba, Votorantim e Tatuí. “Nosso objetivo neste ano é homenagear os cururueiros renomados de toda a região”, iniciou o coordenador.

Desta forma, a edição 2014 elimina o caráter competitivo, consolidando o torneio como um grande festival do folclore. Já confirmaram participação, as duplas Jonata Neto e Moacir Siqueira, de Piracicaba, com Toninho (violeiro); e Dionisio Galera e Paulo Galera, com Benedito Miranda (violeiro), de Iperó;

Também estarão no evento as duplas: Lamparina e Celso Martins, acompanhados de Dito Moraes (violeiro), de Botucatu; João Zarias e Lino Jacinto, de Pardinho, acompanhados por Claudinho Keller (violeiro); Zé Pinto e Zacarias, de Tatuí, com Josué (violeiro); Esmeraldinho e Buenão, também de Tatuí, acompanhados por Dorival (violeiro); Dito Carrara e Cido Garoto, de Sorocaba, com acompanhamento de Carlos Caetano (violeiro) e de Paulete (panderista); e Andinho e Arlindo, da cidade de Votorantim.

Ao todo, 12 duplas comporão o evento deste ano. “São cantadores e violeiros reconhecidos, especialmente convidados. Teremos quatro duplas em cada dia de evento, com apresentação de Nerci Falinha e Helinho Beijo-Frio”, disse Pinheiro.

Além da mostra de cururu, que premiará todos os participantes convidados, cada dia de evento contará com participação de violeiros locais, sempre na abertura. Uma atração especial está reservada para cada um dos dias do torneio. “Entre os confirmados está o grupo Tropeirinhos do Rancho, um grupo de crianças que trabalha fortemente pela cultura raiz”, enfatizou o coordenador.

Um cronômetro indicará o tempo para cada “cantador” se apresentar. A ordem de apresentação das duplas será definida por meio de sorteio. Outro destaque é a transmissão ao vivo do evento, no último dia, pela Rádio Notícias AM de Tatuí (sintonizada em 1530MHz), dentro do programa de Helinho Beijo-Frio.
O evento e o cururu

Criado em 2008, o Torneio Estadual de Cururu tem por objetivos apresentar a tradição aos que a ainda não a conhecem, festejá-la entre os conscientes de sua importância e preencher uma lacuna no interior do Estado de São Paulo, que é a falta de eventos voltados ao gênero raiz.

O cururu é uma das manifestações mais importantes da tradição caipira e tem sua raiz na região do Médio Tietê. As cidades dos cururueiros são Sorocaba, Piracicaba, Votorantim, Piedade, Pilar do Sul, Laranjal Paulista, Araçoiaba da Serra, Itapetininga, Angatuba, Conchas, Pereiras, Porto Feliz, Tietê, Porangaba, Cesário Lange, Boituva, Cerquilho, Tatuí, Itu, Capela do Alto, entre outras.

Os desafios deste estilo de música caipira são bastante informais, ocasionalmente levando em conta as características pessoais de seus praticantes. As rimas devem seguir regras específicas: os cantores sempre rimam as palavras com as últimas sílabas iguais – essas são denominadas de “carreiras”.

As palavras seguem sonoridade popular. O tema é escolhido pelos próprios cururueiros.

SERVIÇO
6º Torneio Estadual de Cururu
Dias 21, 22 e 23 de novembro – 16h00
Estacionamento do Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 415 . Tatuí
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário