sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Yazaki não irá fechar suas portas em Tatuí, diz secretário

Secretário da Indústria ressalta novos investimentos da Guardian e BRF – Lopesco contrata

“A Yazaki não irá fechar suas portas em Tatuí”. A notícia foi mais uma vez confirmada pelo secretário da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Ronaldo Mota, nesta sexta-feira, 14, após uma série de boatos e informações desencontradas que circularam na cidade na última semana. A multinacional sofre com a crise econômica que afeta o setor automobilístico. As vendas caem, as montadoras diminuem a produção e, consequentemente, as indústrias que produzem peças também acabam retraindo suas atividades.

Com o mercado cada vez mais globalizado e integrado, as crises internacionais e nacionais afetam diretamente os trabalhadores de todas as cidades. É o que vem acontecendo em Tatuí. 

O número de trabalhadores da indústria caiu novamente em setembro, em todo país. A sexta queda consecutiva, pois desde abril as empresas estão dispensando funcionários. Só no mês passado, a retração foi de 0,7% em comparação a agosto. Os dados são do próprio IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

A Prefeitura de Tatuí, através da própria Secretaria da Indústria, e o Sindicato dos Metalúrgicos criaram uma força-tarefa para intermediar as reivindicações dos trabalhadores junto às indústrias e garantir que nenhuma delas deixem a cidade. Entres as medidas propostas estão a adesão do Programa de Demissão Voluntária para os trabalhadores que tem interesse em se desligar das suas funções e também o chamado banco de horas, com trabalho escalonado com folgas ao longo da semana. Além de Yazaki, Rontam e FBA também aderiram a essas fórmulas.

“O mercado industrial deu uma segurada. As montadoras estão em queda de produção e nossos principais clientes são as montadoras de automóveis. Estamos passando por um momento complicado. Mas, quero reafirmar: a Yazaki não vai embora de Tatuí, passaremos por esse momento juntos”, reitera o diretor da empresa Yazaki, Sérgio Takashi Ushida.

Apesar da refreada do setor industrial, Tatuí vem tendo boas notícias em outros setores. A Guardian e a BRF ampliaram sua produção e o número de funcionários com a instalação de novas linhas de produção no município. A rede de hotéis IBIS já iniciou a construção de sua unidade em Tatuí. Em breve, será iniciada a implantação da via marginal na SP-127 que servirá para instalação de duas multinacionais, a Noma e a Zoomlion, que juntas investirão no município R$ 750 milhões e irão gerar dois mil empregos diretos. “Esta semana mesmo tivemos fatos positivos: a inauguração das Lojas Americanas e a abertura de 200 novos postos de trabalho na Lopesco. Esperamos ainda gerar também dois mil empregos diretos no setor de construção civil, com as mil casas populares que iniciaremos em breve, através do Projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’, que irá também estimular o setor cerâmico que é naturalmente muito forte na cidade”, explicou o prefeito José Manoel Correa Coelho. 

Ronaldo Mota lembrou que em 2009 a cidade já sofreu com uma grande crise no setor industrial. Na ocasião, a mesma Yazaki precisou dispensar mais de 400 empregados. “Estamos mais uma vez passando por um momento delicado, mas as empresas sabem que podem contar com o total apoio do prefeito Manu e, claro, do nosso sindicato. Tatuí está localizada em um ponto privilegiado do estado, ao lado das principais rodovias, nosso prefeito vem buscando diversas parcerias para o município. A inauguração da Escola do Senai foi uma grande conquista, hoje podemos afirmar que nossa mão de obra terá capacitação para receber novas empresas”, finalizou. 

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde prezado Secretário ,
Palavras e mas palavras , onde sabemos que um papel aceita tudo , relatar que uma suposta crise em nossa região tem afetado grande parte das indústrias do ramo não é novidade.
Tão pouco dizer que novos postos de trabalho estão nascendo , uma fez que , estes trabalhadores da indústria dificilmente tem chances pois Ramos de trabalho totalmente.
Momento nenhum em sua nota menciona projetos de recolocação ou qualquer tipo de apoio à tantos funcionários que sempre se fizeram presente junto a vossa senhoria .
Algum momento alguém se colocou no lugar dos casais ou seja marido e esposa trabalham na mesma empresa .
Precisamos de projetos ,algo concreto , mudanças apoio não somente político no momento de necessidade mas sim de pessoas voltadas ao verdadeiro valor da dignidade humana.

Postar um comentário