sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Prefeitura de Tatuí lança Serviço de Informação ao Cidadão, no site oficial do município

“Toda população poderá acompanhar tudo que acontece em nossa gestão”, ressalta Manu

A Prefeitura de Tatuí oferece à população mais um mecanismo de acompanhamento da administração e dos gastos públicos. Trata-se do Serviço de Informação ao Cidadão, já disponível no site oficial do município, no endereço www.tatui.sp.gov.br

O espaço está disponível no lado inferior direito da página inicial do site, no link “acesso a informação”. Ao clicar, o internauta será redirecionado para uma página exclusiva, com espaço para cadastramento e também todas as informações sobre os procedimentos da chamada Lei de Acesso à Informação, a 12.527, que apesar de sancionada em 18 de novembro de 2011 só agora foi implantada no município. 

O chamado SIC (Serviço de Informações ao Cidadão) oferece padrão uniforme de acesso, que facilita a localização e obtenção de informações ligadas à Prefeitura, garantindo a transparência nas ações da administração pública. O objetivo é garantir o maior número possível de dados relacionados à gestão. O espaço tem como fundamentos a praticidade e a facilidade, sem que as pessoas precisem se deslocar até o Paço Municipal. 

A secretária de Fazenda, Finanças e Planejamento, Lilian Maria Grando Camargo, destaca que o serviço é vantajoso tanto para a Prefeitura quanto para a população, servindo como mais uma ferramenta de prestação de contas ao cidadão tatuiano. “Esse canal será um meio da população estar ligada no que acontece na administração, fator que torna a nossa gestão ainda mais transparente”, conta. 

Já o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, lembrou que a Lei de Acesso à Informação estabelece que as informações de interesse coletivo ou geral deverão ser divulgadas pelos órgãos públicos de maneira espontânea e independentemente de solicitações. “Além de absolutamente democrática e transparente, a Lei permite redução dos custos no processamento, gerenciamento e impressão de documentos e ofícios de resposta às solicitações. Antes, o trabalho de fiscalização do Executivo era prerrogativa exclusiva dos vereadores, agora toda população poderá acompanhar tudo que acontece em nosso município e em nossa gestão”, argumenta. 

O SIC disponibiliza informações sobre atividades institucionais, ações e programas, auditorias, convênios, despesas, licitações, contratos e servidores. 

Chat - Outra novidade já em fase de testes é o Chat da Ouvidoria. Também através do site oficial, o cidadão poderá conversar em tempo real com a equipe de atendimento ao público e encaminhar sua sugestão, crítica ou elogio de maneira imediata. A expectativa é que o serviço entre em funcionamento já em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário