quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Tatuí conquista 61 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Competição estudantil reuniu 772.257 participantes de todo o Brasil

Tatuí foi novamente destaque na educação, desta vez em uma competição em nível nacional. Estudantes de seis escolas do município participaram com êxito da edição 2014 das Olimpíada Brasileiras de Astronomia e Astronáutica e garantiram as primeiras colocações. Resultado: nada menos que 61 medalhas foram conquistadas, pelos alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental.

Entre as premiadas, quatro escolas da rede municipal e duas particulares. O resultado mais expressivo veio com a Escola Municipal Professora Maria da Conceição Oliveira Marcondes (Valinho), com 25 medalhas, três de ouro, dez de prata e 12 de bronze. Em seguida vieram: Escola Municipal Professor Alves de Araújo, com 12 medalhas, duas de ouro, oito de prata e duas de bronze; Centro Educacional SESI, com dez, sendo três ouros, duas pratas e cinco de bronze; “Acácio Vieira de Camargo”, somando oito medalhas, um ouro, quatro pratas e três bronzes; “José Galvão Sobrinho” com cinco medalhas, uma de ouro, três de prata, uma de bronze; e Colégio Objetivo com uma medalha de prata. 

A diretora da Escola “Maria Marcondes”, Roseli Lopes de Oliveira Tavares destaca que essa conquista foi possível pela soma do esforço, dedicação e um trabalho integrado entre alunos e educadores. “Os professores daqui trabalham bastante nisso. É o quarto ano que a escola participa, e conquistar um resultado como esse, mostra que o trabalho vem dando certo”, conta. 

A Olimpíada Brasileira de Astronomia é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e executada por uma comissão de astrônomos profissionais e engenheiros. A edição deste ano contou com a participação de 772.257 estudantes de todo o Brasil. 

A secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, lembrou que o concurso serve de estímulo para o aprendizado de matemática, desenho geométrico, geografia e outras disciplinas relacionadas. Para Ângela, esse tipo de concurso deixa o ensino mais interessante e envolvente. “Serve também para reafirmar a qualidade de ensino do nosso município, que é referência não só na região, mas em todo país como confirmou o resultados das Olimpíadas. Ainda mais que as duas escolas que mais conquistaram medalhas na nossa cidade é justamente uma unidade da rede municipal de ensino”, finalizou. 

No próximo dia 14 de novembro haverá uma solenidade no NEBAM “Ayrton Senna”, para entrega de premiação às escolas de maior nota. 

Vencedores

Os medalhistas da Olimpíada são: Leonardo Henrique Faustino Bueno, Julia dos Santos Silva, Gabriel de Sousa Brasileiro, Maria Eduarda de Almeida Braz, Beatriz Antunes, Cauany Capalbo Fernandes, João Augusto Pereira Vieira, Rafael da Silva Domingues, Raissa dos Santos Luiz, Diego Pacheco Faria, Renan Adriel Reggi de Oliveira, Gabriela Fernanda Toso Martins Dias, Gabriel Biscaro Antunes Vieira, Brenda Cardozo Dias, Rebeca Vitória de Marins Dias, Alex Luis Bruno, Yasmin Victória Moraes do Amaral, Gabriela Silva de Medeiros, Luis Marcelo de Andrade, Miguel Araujo Silva, Jhordan Ariel Silva, Natalia Pereira Vieira, Maria Clara Momberg, Luana Camilo Gomes, Maria Eduarda Camargo do Amaral, da Escola “Maria Marcondes”; Mayara Rayane Benato, Alex Oliveira da Silva, Maiara Doratti Andrade, Paula de Souza Santos, Danilo Oliveira dos Santos, Sulamita Silva de Santana, Harryson Kauê Bernardino de Araújo, Evelyn Kauana Costa Ramos, Felipe Campos Néris, Raquel de Paulo Rodrigues de Souza, Felipe Drago, Aline de Lima Silva, da Escola “Alan Alves de Araújo”; João Lucas de Oliveira, Caio Gabriel Santos, Ana Beatriz Ghiraldi Caresia, Leonardo Gabriel Cleto da Silva, Felipe Machado Vieira, Lucas Costa Aguiar, Mario Augusto Camargo de Oliveira, Barbara Maso Miranda, Larissa Oliveira, Deived Ismael Alvares Junior, do Centro Educacional Sesi; Larissa Kirschner de Moraes Fogaça, Alessandro Aparecido Cezar Junior, Luan Almeida dos Passos, Wilirson Queiroz Alves, Mateus Vieira dos Santos, Gabriel Henrique Roberto, Kayky da Silva, Pedro Henrique Souza Santos, “Escola Accácio Vieira de Camargo”; Andrey Gabriel Miranda, José Pereira de Almeida Junior, Julia Camargo Machado, Samanta Jenifer da Silva Oliveira, Maria Julia Alves Xavier Pereira, da Escola “José Galvão Sobrinho”; e Maria Vitória Costa de Almeida do Colégio Objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário