segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Conservatório de Tatuí estreia novo espetáculo pelo ‘Conexões’

O Grupo Jovem de Teatro do Conservatório de Tatuí, grupo do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, estreia no próximo dia 15 de novembro (sábado), às 20h, o espetáculo “Cimbelino XXI: Um Ensaio”. A peça escrita por Marcos Barbosa estreia em São Paulo, no Teatro Cultura Inglesa, dentro do Projeto Conexões, uma iniciativa do British Council, Cultura Inglesa, Colégio São Luís, Escola Superior de Artes Célia Helena e National Theatre de Londres.

Com direção de Marcos Caresia, o espetáculo parte de questões “muito complicadas” que um grupo de teatro enfrenta quando tenta montar o clássico de William Shakespeare (“Cimbelino”). A montagem realizada pelo grupo do Conservatório de Tatuí representa “uma peça dentro de outra”.

Cimbelino é rei da Bretanha e expulsa o jovem Póstumo ao descobrir que ele desposou, em segredo, a princesa Imogênia. No exílio, Póstumo cede à lábia do falso amigo, Giácomo, e aceita fazer uma aposta com relação à fidelidade da esposa.

Giácomo forja provas de que possuiu Imogênia e Póstumo, desolado, arma uma emboscada para matá-la. Imogênia é perseguida até o local do encontro por Clóten. Trata-se de um pretendente rejeitado, que segue a esposa de Póstumo na intenção de matar o marido dela e de violentá-la, por vingança.

O fato gera uma luta, na qual Póstumo mata Clóten. Ao ver o cadáver de Clóten, Imogênia imagina estar diante de Póstumo e chora a perda do marido. Ela lamenta “de modo tão sincero” que Póstumo entende que foi enganado por Giácomo.

Póstumo se revela e conta a Imogênia o ocorrido. Contudo, ao invés da esposa apaixonada que ele esperava encontrar, o homem depara-se então com uma Imogênia que não o perdoa, em função da desconfiança, e que o repele.

O elenco de “Cimbelino XXI: Um Ensaio” é formado por Ana Carolina Silva, Beatriz Miguel, Denilton de Jesus Santos, Jeferson Rodrigues, Kamila Amorim, Mateus Milani, Maria Taddei, Mira Ribeiro, Vinícius Oliveira, Washington Domingues e Willian Rocha. A peça tem direção geral e iluminação de Marcos Caresia, sonoplastia de Ronaldo Almeida, figurino de Carlos Alberto Agostinho e cenografia de Jaime Pinheiro. Colaboram com o espetáculo Maria José Silva (costureira), Dalila Ribeiro (maquiagem) e Carlos Ribeiro coordenador geral das artes cênicas no Conservatório de Tatuí.

O Setor de Artes Cênicas O setor participa do Conexões desde 2008. “Essa participação possibilitou e resultou na montagem de mais de cinco espetáculo”, explica o diretor do espetáculo.

Professor de teatro do Setor de Artes Cênicas e ator da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, Caresia iniciou seus estudos em artes cênicas em 1994, no curso de formação de atores do Conservatório de Tatuí. Estudou educação artística pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – ASSETA de Tatuí e teatro/arte – educação pela Uniso (Universidade de Sorocaba).

Além de “Cimbelino XXI: Um Ensaio”, o Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí já apresentou os espetáculos “O Primeiro Voo de Ícaro”, de Luiz Alberto de Abreu; “O Mistério na Sala de Ensaio”, de Sérgio Róveri; “O Ritual”, de Samir Yazbek; e “Submarino”, de Leonardo Moreira. Todos eles tiveram estreia dentro do projeto e apresentações em Tatuí.

A apresentação no Teatro Cultura Inglesa é aberta ao público. O espaço está localizado na rua Deputado Lacerda Franco, 333, em Pinheiros. Informações sobre ingressos podem ser obtidas por meio do telefone (11) 3814-0100.

Em Tatuí, “Cimbelino XXI: Um Ensaio” será montado no dia 4 de dezembro, às 18h, também com entrada franca. A apresentação no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, no centro, integra “Mostra de Artes Cênicas 2014”.

O projeto

O Conexões tem por objetivo promover o intercâmbio entre seus alunos e participantes de outros grupos e escolas por meio de diversos fóruns, workshops de imersão (sempre com a participação dos autores de cada peça) e encontros regulares com professores e diretores-colaboradores da iniciativa.

Por meio de atividades, ele estimula e apoia o desenvolvimento de uma dramaturgia que pense e fale com o jovem, e que seja feita pelo jovem. O projeto existe há mais de 15 anos na Inglaterra, acontecendo, também, na Noruega, Itália e Portugal. No Brasil, o Conexões teve início em novembro de 2006.

O autor

Marcos Barbosa é formado pelo Instituto Dragão do Mar (Fortaleza) e pelo Royal Court Theatre (Londres). Atua com dramaturgia para teatro e para o audiovisual, possuindo obras escritas originalmente ou adaptadas para o cinema. É doutor em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia e atua como professor de história do teatro e como coordenador do curso de especialização em roteiro e dramaturgia da Escola Superior de Artes “Célia Helena”.

SERVIÇO
“Cimbelino XXI: Um Ensaio” – Projeto Conexões
Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí
Sábado . 15 de novembro . 20h00
Teatro Cultura Inglesa
Rua Deputado Lacerda Franco, 333 . Pinheiros . São Paulo
(11) 3814-0100
Marcos César Caresia, direção geral
Carlos Ribeiro, coordenação

Nenhum comentário:

Postar um comentário