sábado, 14 de junho de 2014

Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba tem história contada no livro Companheiros

Agradecemos ao Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba pelo envio do livro Companheiros - A Hora e a Vez dos Metalúrgicos de Sorocaba. Com apresentação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o livro Companheiros narra a história do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região desde sua fundação, em 1954, com ênfase para as transformações ocorridas a partir do início dos anos 1980, quando uma nova forma de fazer sindicalismo, irradiada a partir do ABC paulista pelo então sindicalista Luiz Inácio da Silva, o Lula, fez da categoria dos metalúrgicos protagonista de transformações econômicas, políticas e sociais.

Dividido em quatro partes e ilustrado com 51 fotos, o livro recompõe, por meio de depoimentos e documentos históricos, as greves dos anos 1980, a fundação da central Única dos Trabalhadores (CUT), as dificuldades enfrentadas pelos sindicalistas em tempos de ditadura, a trajetória de vida dos principais líderes sindicais e o surgimento do conceito de Sindicato Cidadão, com a criação do Banco de Alimentos de Sorocaba e a campanha Natal Sem Fome.

Carlo Araújo é o escritor, jornalista e empresário do setor de comunicação. Nasceu em São Paulo em 16 de março de 1961. Na juventude, foi ajudante de poceiro e de pedreiro, operário de fábrica e bancário. Ingressou no jornalismo em 1987 pelas portas do Diário de Sorocaba. prosseguiu trabalhando nos jornais Cruzeiro do Sul (de Sorocaba). O Estado de São Paulo e Cruzeiro do Sul novamente, onde está até hoje. Descobriu a literatura aos 8 anos e ela passou a ser sua grande paixão e também seu destino. Escreve aos domingos a coluna Outro Olhar para o Caderno de Domingo do Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário