sexta-feira, 13 de junho de 2014

Sete escolas da zona rural de Tatuí recebem lousas digitais

Enxovia, Mirandas, Oliveiras, Congonhal, Quadrinha, Americana e Guaxingu serão contemplados

Depois de entregar tablets aos professores da educação infantil e notebooks para os alunos das escolas rurais, de implantar o projeto-piloto para levar o ensino de informática às creches municipais, a Prefeitura de Tatuí iniciou esta semana mais uma etapa no processo de expansão tecnológica da rede pública municipal de educação. Na manhã desta terça-feira, 10, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, e a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, entregaram lousas digitais para a escola Professora Maria Helena Machado, do bairro Enxovia.

Mais outras seis escolas da zona rural serão contempladas: escola Professora Aparecida Sallum, do bairro dos Mirandas, escola Professor Orlando Belluci, no bairro dos Oliveiras, escola Professor Carlos Alberto Lourenço, no bairro Congonhal de Baixo, escola Professor Luiz Paes de Almeida, no bairro Quadrinha, escola Professor José Menezes Bueno, no bairro Americana e escola Professor Alexandre Milani Filho, no bairro Guaxingu. Ao todo, 388 alunos do ensino fundamental serão beneficiados com o novo equipamento.

A aquisição é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, através de programa que tem como objetivo democratizar o acesso ao mundo digital aos moradores e estudantes residentes na zona rural. A lousa digital é como uma tela de um computador, porém muito maior e mais inteligente, pois é sensível ao toque. Tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela.

Os equipamentos possuem gráficos, tabelas, mapas, dentre outras funções, o que facilita ainda mais o aprendizado dos alunos, pois através destes equipamentos eles acabam interagindo mais com a disciplina aplicada pelo professor. O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com o auxilio da internet. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os alunos. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual ou por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas.

Segundo a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, as lousas chegaram para complementar o excelente trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos professores. Esses equipamentos permitem que os professores possam desenvolver aulas de uma maneira dinâmica, envolvendo cada vez mais a atenção dos alunos. “Quem ganha com essa aquisição são os alunos, pois a lousa digital permite ao professor incorporar novas atividades e práticas pedagógicas mais interativas, eficazes e atraentes para os alunos”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário