sexta-feira, 13 de junho de 2014

Programa Coreto Paulista seleciona cidades para aulas gratuitas de música

O Coreto Paulista, programa do Governo do Estado de São Paulo, recebe até o próximo dia 3 de julho inscrições de municípios que desejem receber aulas gratuitas de música ministradas pelo Conservatório de Tatuí. Das cidades interessadas que efetivarem inscrição, três serão selecionadas para receber até 13 cursos gratuitos.

As Oficinas Técnicas Itinerantes para maestros e músicos consistem na realização de oficinas práticas para regentes e músicos, visando propiciar apoio técnico aos agrupamentos musicais de sopros e percussão de todo o Estado de São Paulo. Trata-se de uma das ações que compõem o Coreto Paulista. O projeto consiste na realização de 12 horas de oficinas intensivas de trabalhos técnicos, utilizando partituras e metodologias escolhidas de forma criteriosa. São oferecidos, ao todo, por volta de 13 cursos diferentes que abrangem a regência, toda a família de instrumentos de sopro e percussão, além cursos extras que irão contribuir para a evolução técnica dos grupos.

Todas as cidades localizadas no Estado de São Paulo podem se candidatar para receber os cursos. Para se inscrever, o representante do município deverá encaminhar via correio para o Conservatório de Tatuí (rua São Bento, 415, centro, Tatuí - SP, CEP 18270-820) e indicando no envelope “Coreto Paulista: Oficinas Técnicas Itinerantes” alguns documentos e informações. Entre eles estão: formulário de inscrição (disponível no site coretopaulista.com.br) e fotografias do espaço físico oferecido pelo município para as aulas.

Neste ano, serão oferecidos cursos de regência, flauta, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, bombardino e percussão, poderão também, dependendo da demanda, ser oferecidos cursos extras de arranjo, restauração e manutenção de instrumentos de sopro e informática aplicada à música.

As oficinas terão duração total de 12 horas cada, sendo ministradas durante um final de semana: sábado (das 9h às 12h e de 14h às 19h) e domingo (das 8h às 12h). As datas disponíveis para realização das aulas são 13 e 14 de setembro, 27 e 28 de setembro e 18 e 19 de outubro.

As aulas beneficiarão músicos de Banda Sinfônica, Banda Musical, Banda Marcial, Fanfarras, Corporações musicais e demais grupos musicais, com oferecimento de certificados.

“Os resultados das oficinas são sentidos não só de forma imediata, como também a médio e longo prazo. Em médio prazo sentem-se mais à vontade na execução instrumental e desenvolvem a técnica musical a partir do material distribuído pelos ministrantes das oficinas. Em longo prazo, as bandas são fortalecidas e mostram-se empenhadas na manutenção dessa tradição cultural. A difusão de obras musicais e técnicas oferecidas pelo Conservatório de Tatuí, por meio de suas oficinas, tornou-se uma ação fundamental para a ampliação de repertório, contribuindo significantemente para a manutenção daquelas que são as mais antigas instituições musicais de que se têm notícias no país”, afirma Marcelo Maganha, coordenador da ação. “Aos municípios-sede das oficinas, os resultados são obtidos pela visibilidade junto a meios de comunicação e, principalmente, pela quantidade de instrumentistas e regentes envolvidos na ação. Fazer parte do projeto significa apoiar a movimentação cultural de bandas que atinge grande parte do Estado de São Paulo e figurar de forma significativa no segmento musical”, finaliza.

Coreto Paulista
Coreto Paulista é o Programa do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura surgido a partir da necessidade de se promover e fomentar as atividades desenvolvidas pelas Bandas e Corporações Musicais espalhadas pelo Estado de São Paulo, concebido e realizado pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Tem como objetivos reciclar e capacitar músicos e regentes de bandas; elevar o nível técnico e artístico das execuções musicais; organizar festivais e encontros, promovendo a cidadania, fraternidade e troca de experiências; incentivar concertos e retretas das bandas, promovendo cultura e entretenimento para a população, resgatando a tradição das bandas municipais tocando em praças públicas; incentivar a pesquisa, documentação e divulgação das tradições musicais; e propiciar a orientação administrativa/cultural/musical para os administradores municipais.

SERVIÇO
Coreto Paulista – Oficinas Técnicas Itinerantes
Inscrições gratuitas até 3 de julho
Informações: coretopaulista.com.br/eventos/oficina/inscricao.php
F: 15 3205-8433 ou faleconosco@coretopaulista.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário