domingo, 1 de junho de 2014

Aumento no número de roubos preocupa comerciantes em Tatuí

Do G1- Nos primeiros quatro meses deste ano, Tatuí registrou um aumento de 40% no número de roubos e 16% no número de furtos em comparação ao mesmo período de 2013. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). A onda de violência vem preocupando principalmente os comerciantes da cidade.

Os números mostram que, de janeiro até o fim de abril, foram registrados 73 roubos na cidade contra o contra 52 em 2013. Já o número de furtos passou de 266 em 2013 para 311 neste ano.

Em um dos locais invadidos, uma loja de utilidades, as câmeras instaladas para monitoramento do local não foram suficientes para intimidar os assaltantes. Imagens fornecidas pelo comércio mostram a ação dos criminosos. Um grupo entra no local e rende as funcionárias e até mesmo um cliente. Os ladrões levam o dinheiro do caixa e fogem rapidamente.

Na mesma loja onde ocorreu o assalto, três dias depois, uma câmera foi furtada. Os fios ainda estão pendurados e os comerciantes estão preocupados com a violência. Para a presidente da Associação Comercial, Lucia Bonini Favorito, os crimes se devem a problemas sociais. “Nós pedimos para que nossos filhos formem famílias estruturadas para que não haja envolvimento com drogas e crianças abandonadas. Eu acho que esses são fatores que contribuem para a criminalidade que enfrentamos hoje, para a continuidade dos roubos”, opina.

De acordo com o capitão da Polícia Militar, Kléber Vieira Pinto, o policiamento tem sido intensificado na tentativa de coibir a ação dos bandidos. “Através da análise criminal que nós fazemos diariamente, semanalmente e trimestralmente, conseguimos fazer com que as forças policiais, a estrutura e os meios sejam direcionados para onde estão acontecendo os crimes. Então, diariamente nós fazemos a análise criminal e, por meio de um plano de policiamento inteligente, as viaturas já saem direcionadas para os locais onde o índice criminal está aumentando ou impactando nas estatísticas da cidade”, ressalta.
(Foto: Reprodução / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário