domingo, 23 de junho de 2013

Violista Ana Lúcia Leite Muzel sola frente à Orquestra Sinfônica, dia 29

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz o último concerto do mês de junho na agenda do Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí. Sob regência de João Maurício Galindo, a apresentação será no sábado, 29, às 20h30. Um dos destaques do concerto é a participação da violista Ana Lúcia Leite Muzel, solista na obra “Haroldo na Itália”, de Hector Berlioz. O programa também inclui a “Sinfonia 101”, de Franz Joseph Haydn, e será reapresentado no dia 6 de julho, na Praça do Capivari, dentro da programa do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

A composição “Haroldo na Itália” é a segunda sinfonia de Hector Berlioz, escrita em 1834. Baseada em um poema de Lord Byron (“Childe Harold”), foi escrita por sugestão de Niccoló Paganini em um raro momento de felicidade, quando estava morando com o seu grande amor, a atriz Harriet Smithson, com quem se casara em 1833.

Em quatro movimentos, a sinfonia destaca a viola como instrumento solista. Na peça a "ideia fixa" é exercida por este instrumento, e permeia todos os movimentos da obra. É ela que simboliza o herói. A composição é dividida nos movimentos: “Haroldo nas Montanhas - Cenas de Melancolia, de Felicidade e de Alegria”, “Procissão dos Peregrinos Cantando a Prece Vespertina”, “Serenata de um Montanhês dos Abruzzos a sua Amada” e “Orgia de Salteadores. Lembranças das Cenas Precedentes”. A obra foi executada pela primeira vez em 23 de novembro de 1834, tendo o primeiro registro fonográfico ocorrido em 1946, com William Primrose como solista acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Boston regida por Serge Koussevitzky.

A “Sinfonia nº 101” – O Relógio foi escrita em 1794 por Joseph Haydn, autor de 750 trabalhos e arranjador de aproximadamente 330 canções. Tamanha obra lhe rendeu o apelido de "pai" da sinfonia clássica e do quarteto de cordas.

O autor escreveu músicas de câmara, óperas, concertos, sonatas para piano, trios, divertimentos e missas. Compositor notavelmente fértil, Haydn deixou extensa obra vocal, incluindo cantatas para solo, árias, duetos, trios e quartetos vocais, e muitas canções de base folclórica, inclusive o coral que se tornou o Hino Nacional da Áustria.

A solista Ana Lúcia Leite Muzel é formada em viola pelo Conservatório de Tatuí. Aluna da classe do professor Paulo Bosísio, iniciou seus estudos no violino e mais tarde passou a estudar viola. Frequentou diversos cursos em Campos do Jordão e Curitiba como instrumentista, além de cursos para professores do método Suzuki. Leciona no Conservatório de Tatuí, Escola Livre de Música de Itapetininga e integra a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário