sexta-feira, 28 de junho de 2013

Ministério da Justiça distribui carros-cela em Tatuí

TRIBUNA DA BAHIA - O Ministério da Justiça anunciou a distribuição de 215 carros-cela a 27 estados. A cerimônia de entrega será realizada hoje, às 15h, em Tatuí, São Paulo. Para o a Bahia, oito veículos foram reservados. A maior quantidade de carros servirá a São Paulo, 20 veículos. O objetivo é proporcionar mais segurança no transporte de presos para apresentação em audiências e transferências entre unidades prisionais. Os veículos, do tipo furgão, têm capacidade para transportar oito presos e contam com sistema de câmeras que transmite as imagens em tempo real para a cabine do veículo.

As 215 viaturas custaram ao todo cerca de R$ 22 milhões e serão doadas para dar continuidade ao aparelhamento e modernização dos sistemas penitenciários estaduais. Se cada unidade federativa adquirisse os veículos individualmente, com repasse de recursos da União por meio de convênios, estima-se que os veículos custariam, ao todo, mais de R$ 30 milhões (32% a mais) e demorariam, em média, 18 meses para ser entregues. Cada estado receberá entre 5 e 20 veículos. Dentro dos critérios de distribuição dos veículos foram considerados a população carcerária local, déficit carcerário, extensão territorial e histórico de recebimento de veículos nos últimos anos.

Essa é a segunda etapa da ação de distribuição de veículos com a finalidade de aparelhar os sistemas penitenciários estaduais. Em 2011, foram distribuídos 103 veículos furgões-cela e 70 ambulâncias (padrão Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu). [por Mariacelia Vieira]

Nenhum comentário:

Postar um comentário