terça-feira, 25 de junho de 2013

Palestra preparatória para Festa do Doce será realizada nesta quarta

Tatuí vem se organizando para mais um evento inédito, previsto para os dias 13 e 14 de julho. Trata-se da primeira edição da Festa do Doce, que pretende levar à Praça na Matriz uma mistura gastronômica e musical repleta de atrações. Há quase dois meses, os principais produtores da cidade, conhecida como a Terra dos Doces Caseiros, vêm se reunindo, sob a coordenação do Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico. O próximo encontro acontece nesta quarta-feira, 26, às 19h, no Centro Cultura (Praça Martinho Guedes, 12 – Centro) e o foco é o manuseio seguro de alimentos.

A palestra Alimento Seguro será comandada pela nutricionista Carolina Câmara, que abordará a importância do manuseio correto dos ingredientes, melhor da lucratividade e produtividade para as empresas de alimentação. Um dos focos é a orientação sobre o funcionamento do Programa de Alimentos Seguros, mantido em parceria entre Sebrae e Senai. “O programa tem como objetivo ajudar os empresários que produzem ou comercializam alimentos a oferecer segurança a seus clientes, evitar desperdício e prezar pela qualidade de armazenamento, atendendo à legislação e combate à contaminação”, explica a expositora.

A realização da Festa do Doce é um dos itens previstos no plano de governo do prefeito José Manoel Correa Coelho como meio de promover o turismo na cidade. A edição 2013 já nasceu forte, através de parceria entre a Prefeitura de Tatuí e a TV TEM, que incluiu em sua grade de eventos fixos anuais. Também somam-se à iniciativa, a Sabesp, o Sebrae, a CCR/SP Vias e a Associação Comercial e Empresarial de Tatuí.

O treinamento prevê ainda capacitação de boas práticas de higiene pessoal, higiene do local de trabalho e de utensílios, armazenamento de ingredientes, aquisição de produtos com qualidade. A participação é gratuita e estendida às indústrias de alimentos (carnes, frutas e sucos, vegetais, bebidas, laticínios, sorvetes, balas e confeitos, pescado, massas, óleos vegetais), padarias, cozinhas industriais, restaurantes comerciais, bares, lanchonetes, produtores de merenda escolar, cozinhas hospitalares, lactários, hotéis e similares. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-4135.

Mas, esta não será a única ação de capacitação preparatória para Festa do Doce. No último dia 19 de junho, o consultor do Sebrae Sorocaba, Eduardo Mantovani, ministrou uma palestra com orientações e dicas sobre participação em feiras e exposições. “Todo mundo ouve falar que a cidade faz os melhores doces, agora chegou a hora de divulgar e mostrar aos turistas que doce bom não é só de Minhas, mas de Tatuí também”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário