sexta-feira, 28 de junho de 2013

Formiga, piloto de planador revelação de Tatuí

Escrito por Cesar Augustus Mazzoni,

Luis Roberto Formiga, um multi-atleta de skate, surf, paraquedismo e apresentador do Programa XTREMETV do canal ESPN -http://www.espn.com.br/blogs/formiga#1, é o piloto de planador revelação da temporada 2013 do Voo a Vela Brasileiro.

A parceria do Formiga e do Aeroclube de Tatuí (AcT) surgiu em outubro de 2012, quando o presidente da Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) perguntou aos instrutores do AcT se poderiam treinar e formar um piloto do Projeto Santos Dumont - Parceria da Oi Futuro, FBVV, Ministério dos Esportes, financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Até então, nenhuma novidade, pois o AcT tem se tornado um ninho de novas águias, face a excelência e a tradição na arte do voo a vela. A novidade seria que o tempo hábil para isso seria de pouco mais de 60 dias. Desafio lançado e a equipe de instrutores e rebocadores do Aeroclube de Tatuí abraçou o mesmo, onde os voos foram realizados nos planadores de instruções do Aeroclube (foto @ Luis Roberto Formiga).


E em apenas 15 dias o Formiga realizou o seu primeiro voo solo, com o tradicional banho de lama - http://www.espn.com.br/post/293827_na-lama-mas-feliz (foto @ Luis Roberto Formiga):


Nessa fase, Formiga realizou inúmeros voos, os quais estão registrados no site da OLC, neste link: http://www.onlinecontest.org/olc-2.0/gliding/flightbook.html?sp=2013&st=olcp&rt=olc&pi=50358.

Ainda nessa fase, Formiga já despontou dos demais alunos de planadores, fazendo excelente voos, inclusive um voo de quase 04 horas de duração com o planador de instrução IPE-02b Nhapecan, PP-FJH: http://www.onlinecontest.org/olc-2.0/gliding/flightinfo.html?dsId=2784831 (foto @ Luis Roberto Formiga)


Na etapa seguinte, Formiga foi voar com o planador monoplace (um lugar só) KW-1 Quero-quero, que é o primeiro planador que os pilotos começam a competir, fazendo já nos primeiros voos, um voo de quase 04 horas - http://www.onlinecontest.org/olc-2.0/gliding/flightinfo.html?dsId=2789755 (foto @ Luis Roberto Formiga) - http://espn.estadao.com.br/post/294514_incentivando-os-esportes.


Concluída essa fase, o Formiga foi incentivado pelo Aeroclube de Tatuí a voar a Etapa Sudeste do Campeonato Brasileiro de Planadores, na cidade de Bebedouro/SP, onde ao término de uma semana de provas, ficou em 4º lugar dentre os melhores pilotos de planador do Brasil (fotos @ Luis Roberto Formiga) - http://www.espn.com.br/post/311341_a-1-vitoria-em-competicoes-de-planadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário