quarta-feira, 19 de junho de 2013

Núcleo de Teatro de Rua do Conservatório de Tatuí apresenta espetáculo na Praça da Matriz

Grupo fará apresentações de ‘Quem Matou o Leão?’ nos dias 20, 25 e 27, no centro de Tatuí - O Núcleo de Teatro de Rua do Conservatório de Tatuí faz três apresentações teatrais na Praça da Matriz, centro de Tatuí. As apresentações do espetáculo “Quem Matou o Leão?” serão nos dias 20, 25 e 27, às 15h.

O conhecido texto de Maria Clara Machado traz perguntas e mistérios que permeiam o universo circense mostrado na montagem dirigida por Dalila Ribeiro. A peça conta a história do detetive Enrico Provolone Bulcone que tentar encontrar quem teria envenenado a atração principal do Circo Italiano, o leão Mussolini. As apresentações na Praça da Matriz contam com apoio da Prefeitura de Tatuí.

O espetáculo exige ainda os alunos portem-se como atores completos, que interpretam, cantam, dançam e, ainda, tocam algum instrumento musical. No elenco do espetáculo estão André Luiz Camargo, Jú Assis, Claudio Roberto Telles, Gabriela Brancalhão, Léo Camargo, Adriana Afonso, Erica Pedro, Fernanda Mendes, Daniely Nachbar, Thaís Almeida, Rose Tureck, Nathalie Abreu, Letícia Motta e Nycoly da Silva Costa. O espetáculo tem ainda preparação corporal, circo e teatro de rua de Adriana Afonso, direção musical e preparação vocal de Hugo Muneratto, figurinos de Carlos Alberto Agostinho, maquiagem de Dalila Ribeiro e cenografia de Jaime Pinheiro. A música ao vivo é assinada por Maria Carolina Taddei (violão e violino) e Hugo Muneratto (voz, percussão, acordeom e violão).

A apresentação integra a disciplina de prática teatral, que fornece algumas técnicas para o espaço aberto e inicia os novos atores na relação com a rua. “Mostramos que a rua não põe limites e está o tempo todo nos desafiando, exigindo que estejamos sempre inovando e nos aperfeiçoando, pois este é um espaço revolucionário. Queremos instrumentalizar os alunos/atores com técnicas e recursos específicos, de forma que eles possam expressar-se na rua ou em espaços alternativos”, diz a diretora, destacando que são trabalhadas técnicas voltadas para o espaço aberto – como a ampliação da voz e a extensão corporal.

Artes Cênicas

Os cursos de artes cênicas são oferecidos pelo Conservatório de Tatuí desde 1976. A partir do ano de 1990, foi criado um setor exclusivo voltado às artes dramáticas. Além dos cursos de formação de atores, passaram também a serem oferecidas oficinas técnicas e ações na comunidade. O setor também passou a contar com um grupo de teatro oficial (a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí) e a coordenar o Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo).

Ao longo dos anos, centenas de profissionais de teatro e técnicos de artes cênicas foram formados pelo Conservatório de Tatuí. No setor foram montados, ainda, centenas de espetáculos, destacando-se “Édipo Rei”, de Sófocles; “Santa Joaninha e sua cruel peleja contra os homens de guerra, contra os homens d’igreja”, de Timochenko Wehbi; “O Desconhecido” de Ozualdo Candeias; “No Natal a gente vem te buscar”, de Naum Alves de Souza; “A cantora careca”, de Ionesco; entre outras. As montagens receberam prêmios em importantes eventos, tais como o Mapa Cultural Paulista, Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente e Festival Nacional de Teatro de Americana.

Atualmente, a qualidade do curso de artes cênicas do Conservatório de Tatuí é reconhecida pelo Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de São Paulo). O Sated oferece exclusivamente a alunos de artes cênicas do Conservatório de Tatuí a possibilidade de obter um registro provisório, antes mesmo de concluir o curso, e poder atuar no mercado de trabalho, de forma regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário