terça-feira, 25 de junho de 2013

Detran oferece novo serviço on-line

Do G1 - O endereço eletrônico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) começou a oferecer mais um serviço de auxílio aos motoristas. Além das 19 opções do site, o endereço agora emite o Certificado de Prontuário, que permite que sejam consultadas, por exemplo, as infrações de trânsito cometidas pelo titular da carteira de habilitação.

O supervisor do Detran do Poupatempo de Tatuí, Heroles Hilário Domingues, explica que o novo serviço é fácil de ser utilizado. “É bem simples, basta ter o cadastro no sistema do Detran e a solicitação vai depender somente da inclusão do CPF, data de nascimento, o código gerador, o número do RG e da habilitação”.

Além de exibir todo o histórico da carteira de habilitação, o prontuário mostra se há infrações, débitos, validade, pontuações. Esse documento é exigido principalmente para quem trabalha como motorista. O serviço que antes só era oferecido na Ciretran, ou nos Poupatempos, e custava R$ 21,30, atualmente é oferecido de graça pela internet. Contudo, a certidão ainda pode ser retirada nas unidades.

O supervisor do Detran faz um alerta para a validade. O timbre em marca d’água do Detran e também o número de certificação dão validade ao documento. “A dúvida da população e das autoescolas é se a certidão seria realmente válida. No entanto, através do próprio site do Detran, com um número gerador embaixo, pode ser consultado se essa certidão é original ou não”, afirma.

Para acessar o serviço é preciso fazer o cadastro no portal do Detran. Basta preencher com os dados pessoais e com o número da carteira de habilitação. Em poucos minutos o documento aparece na tela com as informações necessárias.

Filas do Poupatempo podem ser evitadas com o novo serviço on-line do Detran (Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário