sexta-feira, 28 de junho de 2013

Fundo Social de Tatuí diploma 360 alunos

Ao todo, 360 alunos dos cursos de culinária, artesanato e costura do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí receberam seus diplomas, em cerimônia festiva, realizada no Centro Cultural. O encontro reuniu autoridades, conselheiras, voluntárias, professores, alunos e familiares. [Foto: Evandro Ananias/Prefeitura de Tatuí]

Uma das novidades apresentadas pela primeira-dama, Ana Paula Cury Coelho, são as novas apostilas, com conteúdo e formato diferenciados. “Resolvemos investir decisivamente na qualidade do material didático, para que nossos alunos possam ter uma formação ampla e integrada, consigam entrar no mercado de trabalho e agregar renda para suas famílias”, argumentou.

O material teórico e prático foi elaborado pelas próprias professoras dos cursos de panificação, bolo, docinhos, salgadinhos, tortas, corte e costura, crochê, bordado, pedraria, boas ideias (artesanato em geral) e sabonetes.
A equipe do Departamento de Comunicação e Gestão Estratégica tratou da organização e concepção visual com a missão de tornar o material mais atrativo e de fácil consulta. Agora, todo aluno que ingressa às aulas recebe um bloco de anotações e uma caneta personalizada. Ao final do curso, ganha o diploma, apostila com receitas extras e um brinde relacionado ao próprio aprendizado.

Já o prefeito José Manoel Correa Coelho lembrou a importância da participação de toda equipe do Fundo Social de Solidariedade na construção do novo projeto de formação, que vem sendo desenvolvido desde o início do ano. Um dos destaques, segundo ele, são as vídeo-aulas que passam a ser disponibilizadas periodicamente pelo site oficial do município. “Quero cumprimentar e agradecer a cada um dos membros da equipe, que vem auxiliando a minha esposa, Ana Paula, nesse projeto maravilhoso que fica melhor e mais abrangente a cada dia”, explicou.

Os cursos estão cada vez mais procurados, também pelos homens. O estudante Jean Henrique de Jesus, de 15 anos, começou com a panificação, mas foi além. Hoje coleciona certificados e conhecimento. “Já tenho quatro diplomas no currículo, pedraria, sabonete artesanal e ponto xadrez. Eu fiquei impressionado com as coisas que eu mesmo consegui fazer. Antes eu não tinha paciência nem para fazer os pontos, agora tenho paciência pra fazer qualquer coisa”, comemorou.

Marisa Galvão é cabelereira há 40 anos, mas sempre teve vontade de aprender a costurar. Agora, já pensa em uma maneira de conciliar as duas paixões. “Agora eu quero comprar algumas máquinas para começar a confeccionar as peças na minha casa. Vou começar fazendo roupa para os meus netos e filhos e depois para os meus clientes do salão”, finalizou.

O Fundo Social mantém hoje 14 modalidades diferentes de cursos, em nove centros de capacitação espalhados pela cidade. Um deles foi inaugurado este ano no Jardim Santa Rita e deve impulsionar o número de vagas disponibilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário