quarta-feira, 19 de junho de 2013

Canções e danças da Idade Média e Renascença são destaques no Conservatório de Tatuí

Músicas da Idade Média, música sacra e percussão são destaques nesta sexta-feira, 21, na programação da II Semana de Música de Câmara e Prática do Conjunto do Conservatório de Tatuí. As apresentações gratuitas serão realizadas às 14h, 16h e 20h30, no Teatro Procópio Ferreira (rua são Bento, 415).

Às 14h, o Grupo Gárgula faz um recital exclusivo. Formado pelos alunos Letizia María Roa,Rafael Gandolfo Scherk, Josevaldo Fortes e Liliana Roa, o grupo venceu em terceiro lugar o IV Prêmio Incentivo de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí no ano passado, conquistando também o Prêmio Especial de Melhor Performance de Palco. Com figurinos adequados ao tema, os alunos apresentam peças e danças dos séculos XIV e XV. O nome do grupo – Gárgula – é uma referência às guardiãs das antigas construções e catedrais. “Interpretar a música anterior aos conceitos atuais de tonalidade e harmonia (canções e danças da Idade Média e da Renascença) utilizando réplicas de instrumentos antigos na intenção de ecoar com a maior fidelidade possível os sons desses períodos históricos é a proposta do grupo”, afirmam os integrantes.


Ainda na sexta-feira, outras duas apresentações distintas ocorrem no mesmo local. Às 16h, será apresentado o Recital Didático de Música Sacra “Vivaldi & Bach”, dirigido por Cristine Bello Guse e Marilane Bousquet, tendo Diego Guedes e Everton Cardoso ao piano, e com participação dos professores Débora Ribeiro e Luciano Pereira. No programa, estão exclusivamente composições sacras de Antonio Vivaldi e Johann Sebastian Bach.

A sexta-feira termina com concerto às 20h30 do Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí, coordenado por Agnaldo Silva. Serão apresentadas composições de Judy M. Mathis (Impressionato), Edson Zampronha (Quartero Ostinato), Michell Peters (Piece for Percussion), John Williams (Double Trouble), entre outras, incluindo obra do próprio coordenador do grupo: “Tic-Tac”. Apresentam-se na formação os alunos de percussão Andreza Vieira, Bruno Andrade, Camila Ramos, Jordi Bruno Cezar, Leonardo de Souza Pedro, Lucas Philippi, Pedro Martimiano, William Machado e Gabriel Novais.

Além dos grupos pedagógicos, apresentam-se diferentes formações de música de câmara – duos, trios ou mesmo formações maiores criadas pelos próprios alunos como parte obrigatória da disciplina. As apresentações de música de câmara ocorrem às 9h, 11h, 16h e 18h no Salão Villa-Lobos.

Os grupos pedagógicos apresentam-se durante a Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto, como forma de demonstrar publicamente os resultados do aprendizado. São, ao todo, 180 apresentações que envolvem cerca de 730 alunos e 39 professores, coordenados por Míriam Braga e Max Ferreira. Todos os eventos têm entrada franca e acontecem em dois locais na sede principal do Conservatório de Tatuí – no Teatro Procópio Ferreira e Salão Villa-Lobos, à rua São Bento, 415 – e na Unidade 2 – à rua São Bento, 808. Tanto a Música de Câmara quanto a Prática de Conjunto são disciplinas obrigatórias na grade curricular dos cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário