terça-feira, 11 de junho de 2013

Primeiro dia da vacinação contra a pólio supera meta estabelecida pelo Ministério

O primeiro dia da campanha da vacinação contra a poliomielite em Tatuí foi um verdadeiro sucesso: mais de 5 mil crianças com idade entre seis meses e cinco anos foram imunizadas, 73% do público alvo total da campanha. A Secretaria Municipal de Saúde preparou um verdadeiro mutirão em toda cidade, com 22 postos fixos e três unidades volantes que percorreram os bairros da zona rural, acompanhados do Zé Gotinha.

Há 20 anos, o Brasil não registra nenhum caso da doença, mas para manter o país livre da circulação do vírus, o Ministério da Saúde, em parceria com os municípios, realiza a campanha de vacinação duas vezes ao ano. A poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, é uma doença transmitida pelo pólio vírus que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e por gotículas expelidas durante a fala, tosse ou o espirro da pessoa contaminada. A falta de higiene e de saneamento básico favorece a transmissão.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marilu Aparecida Rodrigues da Costa, a vacina é composta por três subgrupos do poli vírus 1, 2 e 3. “Essas duas gotas são suficientes para proteger a criança. Ela tem um gosto ruim, mas não tem nenhum efeito colateral. Estamos muito satisfeitos com o resultado, conseguimos superar em 3% a meta de vacinação prevista para o Dia D”, explicou.

As doses gratuitas da vacina contra a pólio continuam disponíveis, em todos os postos de saúde do município, até o próximo dia 21 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário