quarta-feira, 22 de maio de 2019

Maestro João Carlos Martins assina em Tatuí parceria com o Conservatório

O projeto 'Orquestrando o Brasil' é uma plataforma digital que visa disseminar conteúdos, oferecer capacitação para regentes e músicos, além de ser uma ferramenta para a troca de conhecimento.


O famoso maestro João Carlos Martins esteve em Tatuí nesta quarta-feira, 22, e participou da assinatura de uma importante parceria do projeto "Orquestrando o Brasil" com o Conservatório de Tatuí. O artista foi recebido no foyer do Teatro Procópio Ferreira e, em seguida, seguiu para o Salão Villa-Lobos, onde aconteceu a cerimônia de oficialização da parceria. Pelo Conservatório, assinou Ary Araújo Junior, diretor executivo da Abaçai Arte e Cultura, OSC (Organização Social de Cultura) que administra a escola. Presentes a prefeita Maria José Vieira de Camargo e o diretor da Fatec Tatuí, Mauro Tomazela, entre outros.

A parceria envolve diversas ações, como o fornecimento de conteúdo pedagógico e artístico do Conservatório de Tatuí; divulgação da Agenda Cultural do Conservatório por parte do "Orquestrando o Brasil"; realização conjunta de master classes, seminários, concertos e outras atividades compartilhadas; além do intercâmbio de solistas e outros convidados entre as orquestras integrantes do "Orquestrando o Brasil" e os grupos artísticos e pedagógicos mantidos pelo Conservatório.

O maestro João Carlos Martins disse que vincular o projeto "Orquestrando o Brasil" ao Conservatório, uma das mais renomadas escolas de música da América Latina, é possibilitar o acesso de milhares de músicos participantes do projeto à excelência de uma das mais sérias e bem-sucedidas ações no setor cultural do país. "A parceria significa mais um passo do Orquestrando o Brasil, que fornecerá também, a partir de agora, um conteúdo técnico e a oportunidade de acesso a professores e profissionais reconhecidos internacionalmente, visto que os principais músicos da atualidade tiveram formação no Conservatório de Tatuí", salienta.

Atualmente, com cerca de dois mil alunos, o Conservatório de Tatuí disponibiliza gratuitamente aulas de música clássica, luteria, regência, MPB/Jazz, choro, música raiz, artes cênicas e educação musical. Além do ensino de alta qualidade, mantém 30 grupos pedagógicos e artísticos, como orquestras, bandas, big bands, Cia. de Teatro, e ainda dezenas de grupos de música de câmara, com as mais variadas formações.

Citações - No evento, o maestro João Carlos Martins fez uma deferência especial aos maestros José Coelho de Almeida e Antonio Carlos Neves Campos, ex-diretores do Conservatório de Tatuí. "O Conservatório viveu bons e maus momentos em sua história. Dois momentos foram bastante positivos vivenciados pela direção dos maestros Coelho e do Neves", citou o músico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário