terça-feira, 14 de maio de 2019

Inscrições para o Concurso Literário Paulo Setúbal terminam nesta sexta-feria

Concurso nacional abrange poesias, crônicas e contos

Imagem: Divulgação / Prefeitura de Tatuí

Segue até esta sexta-feira (17/05) o prazo para as inscrições do Concurso Literário “Paulo Setúbal”, promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

As inscrições devem ser feitas na sede do Museu ou via Correios, respeitando o Edital publicado no site da Prefeitura (http://tatui.sp.gov.br/concursos-publicos).

O concurso é parte integrante da 77ª Semana “Paulo Setúbal” que acontecerá em agosto, e é composto pelo 17º Prêmio Literário “Paulo Setúbal” e pelo 18º Concurso “Paulo Setúbal” - Literatura e Artes Visuais.

O 17º Prêmio Literário “Paulo Setúbal” é um concurso de abrangência nacional, com modalidades de Contos, Crônicas e Poesias, que tem por objetivo dar oportunidade de expressão e manifestação a todo segmento de escritores, visando a divulgação de trabalhos inéditos nestas categorias, com premiação no valor de R$ 12.000,00. Sucesso em 2018, o “Prêmio Galardão” permanece como incentivo a escritores tatuianos, pois destina-se única e exclusivamente à obra de autores nascidos, ou que residam há mais de dois anos, no município.

Já o 18º Concurso “Paulo Setúbal” - Literatura e Artes Visuais, de abrangência municipal, neste ano contará com o tema “Discurso da Academia Brasileira de Letras - 85 anos de História (1934-2019)”. Na orientação do trabalho dos alunos, o professor deverá utilizar um trecho do discurso realizado pelo escritor Paulo Setúbal, no ato de posse da Academia Brasileira de Letras, sendo o terceiro ocupante da Cadeira 31, eleito em 6 de dezembro de 1934. O trecho desse discurso está disponível no Edital do Concurso (http://tatui.sp.gov.br/concursos-publicos). O intuito do tema é permitir que o aluno, motivado pelo orientador, realize o processo criativo de forma espontânea e natural. Ele é dividido nas modalidades de Literatura e Artes Visuais, com cinco modalidades, nas seguintes categorias: Ensino Fundamental (1º ao 3º ano) e Ensino Fundamental (4º ao 5º ano), nas quais o trabalho consistirá em um desenho; Ensino Fundamental (6º ao 7º ano) e Ensino Fundamental (8º ao 9º ano), nas quais o trabalho consistirá na produção de texto; e Ensino Médio (1º ao 3º ano), na qual o trabalho também consistirá na produção de texto.

Este Concurso terá premiação no valor de R$ 10.000,00 aos alunos vencedores, além de uma premiação ao professor do vencedor do primeiro e segundo lugares – este último sendo aplicado pela primeira vez no Concurso. Já a Unidade Escolar dos alunos que vencerem em primeiro e segundo lugares, receberá o Selo de Qualidade Literária da 77ª Semana “Paulo Setúbal”.

Mais informações podem ser obtidas na sede do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, que fica na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro, ou pelo telefone: (15) 3251-4969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário