terça-feira, 7 de maio de 2019

Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí celebra a música caipira nesta quinta-feira

Concerto traz clássicos da “moda de viola” dia 9 de maio, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita



O Teatro Procópio Ferreira recebe nesta quinta-feira, dia 9, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí. Criado em 2018 com o objetivo de resgatar e difundir a Música Caipira Brasileira, o grupo interpretará alguns dos mais conhecidos clássicos da “moda de viola”, reunindo canções escritas por compositores regionais e eruditos. A apresentação será às 20h, com entrada gratuita.

“O programa contempla clássicos da música regional brasileira e traz canções produzidas desde o início do século 20 até os dias atuais”, comenta o coordenador do Grupo de Música Raiz, Zeca Collares. Segundo ele, serão interpretadas tanto músicas populares, escritas por autores regionais, quanto aquelas produzidas por compositores eruditos, como Heitor Villa-Lobos, entre outros.

O repertório inclui “O trem tá feio” (Tavinho Moura), “Vaca Estrela e boi Fubá” (Patativa do Assaré), “Meu primeiro amor” (José Fortuna), “Caminheiro” (Jack), “Poeira” (Serafim Colombo Gomes), “Amanheceu peguei a viola” (Renato Teixeira), “Saudades da minha terra” (Goiá), “Viola quebrada” (Mário de Andrade), “Bachiana nº 4/Cantiga de Caicó” (Heitor Villa-Lobos), “Moda do fim do mundo” (Rolando Boldrin e Tom Zé), “A casa” (Lorival dos Santos e Moacyr dos Santos), “Maricota sai da chuva” (Marcelo Tupynambá), “Lá na venda do seu Lidirico” (Miltinho Edilberto) e “Arrumação” (Elomar Figueira de Melo).

O Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí foi criado no primeiro semestre de 2018, a partir da inclusão dos cursos de Viola Caipira e Acordeão na grade de habilitações oferecidas pela escola. Seu principal objetivo é difundir a tradição caipira, resgatando canções populares da chamada “Música Brasileira de Raiz”. 

O coordenador, Zeca Collares, é compositor, instrumentista de viola caipira, pesquisador da cultura popular brasileira e bacharel em Cinema pelo Centro Universitário Nossa Senhora dos Patrocínio (Ceunsp). Iniciou seu ofício de violeiro nas rodas de Folia de Reis na região de Grão Mogol-MG, onde nasceu. Em 1984, formou parceria com o folclorista, compositor e cantor Dino Lopes, ponto de partida para sua carreira musical. Estudou MPB no Tema Centro Musical de Marília-SP com o professor Paulo Estêvão “Tevão” na década de 1990. Um dos fundadores do grupo Mucunã de música regional brasileira. Soma mais de 20 anos de carreira e oito CDs lançados dentro do universo da Viola Caipira.

SERVIÇO
Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí
Zeca Collares, coordenação
Data: 09 de maio, quinta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário