domingo, 19 de maio de 2019

Estudantes da Fatec de Tatuí criam aplicativo que calcula dosagem de remédios

Calcmedic foi desenvolvido por estudantes da Fatec de Tatuí e é destinado a profissionais da saúde.

Por G1 Itapetininga e Região, com edição do DT

Alunos da Fatec Tatuí desenvolvem aplicativo para dosagem de medicamentos

18/05/2019 | Um aplicativo que é capaz de calcular de forma precisa a dosagem de medicamentos foi desenvolvido por estudantes da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Tatuí.

O Calcmedic é destinado a profissionais da saúde e reduz para zero a taxa de erro nos cálculos de dosagem de medicamentos e torna mais rápido e seguro o atendimento ao paciente.

“A administração de medicamentos na área de enfermagem é delicada, os cálculos são delicados e o aplicativo traz exatidão nos cálculos para poupar vidas”, explica o tecnólogo em gestão empresarial Lucas Valario.

Estudantes da Fatec Tatuí desenvolvem app que permite controlar dosagem de remédios

A plataforma conta com funções, como a taxa de gotejamento, volume da medicação, diluição e medicação por peso.

Basta que o profissional da área da saúde preencha os valores que o aplicativo apresenta e o resultado de fórmulas médicas aparece na tela do celular, evitando o erro humano.

O processo de desenvolvimento do Calcmedic foi de duas semanas e ele foi apresentado na 12ª Feira de Tecnologia do Centro Paula Souza, que reúne projetos de todo o país.

O estudante de enfermagem Welinton Camargo Gois foi o primeiro a testar o aplicativo e, segundo ele, a ferramenta supera as que estavam disponíveis até então.

“Eu entrei na versão final e fui avaliando as funções. No caso, o aplicativo tem um diferencial de todas as funções de cálculos de enfermagem dentro de um único aplicativo e em uma versão muito mais fácil para se trabalhar”, diz.

Desde o sucesso na feira, o aplicativo vem sendo atualizado para se adaptar, de acordo com as opiniões dos profissionais das áreas de enfermagem e farmácia.

“Começamos a pesquisar e vimos que seria útil a criação de um aplicativo para calcular dosagens de medicamentos. Fizemos pesquisas na internet, livros, profissionais da área para entender as necessidades e desenvolver o aplicativo”, conta o tecnólogo em gestão da tecnologia da informação Bruno Gonçalves Duarte.

Para a responsável pela gestão de projetos da Fatec, os alunos da faculdade são sempre orientados a criar algo que possam oferecer serviços que atendam as necessidades dos moradores.

“Fazemos com que o aluno tenha autonomia e devolva para a comunidade tudo o que é investido. Nossos alunos têm o perfil, são empreendedores, criativos e procuram resolver uma dor. Os meninos procuraram a dor e resolveram”, afirma a professora Patrícia Gláucia Moreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário