sábado, 4 de maio de 2019

Denúncia aponta despejo de poluentes de Penitenciária no Rio Sarapuí

Rio abastece Tatuí e passa por mais sete cidades e é considerado por ambientalistas um dos mais limpos do estado. SAP disse que é feita uma limpeza na tubulação interna do complexo penitenciário.

Por G1 Sorocaba e Jundiaí, com edição do DT

Moradores de Capela do Alto reclamam de despejo de material no Rio Sarapuí — Foto: TV TEM/Reprodução

03/05/2019 | Moradores do distrito do Porto, município de Capela do Alto, estão preocupados com a situação do Rio Sarapuí, no trecho perto do complexo penitenciário. Eles alegam que o despejo de um material pela tubulação da penitenciária está poluindo o rio.

A cor mais escura da água e algumas manchas chamaram a atenção de um grupo de pescadores. Eles contaram à TV TEM que havia plástico, roupas, cobertores, entre outros materiais no rio.

"Do período que eu fiquei lá, das 12h até 16h, soltaram mais três vezes a sujeira. Tinha muito plástico que estava descendo junto, pedaço de pano, camisa, cobertor velho", conta o pescador esportivo Carlos Alberto de Oliveira.

O rio passa por oito cidades e é considerado por ambientalistas um dos mais limpos do estado. Por isso, quem vê alguma situação anormal se assusta. "Depois da cena que nós pegamos, dessa sujeira lamentável, desanimei até de pescar", conta o laminador Amilson Monteiro.

Rio Sarapuí no Distrito do Porto

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) disse que de seis em seis meses é feita uma limpeza na tubulação interna usando jatos de água e por isso alguns trechos do Rio Sarapuí podem ter a coloração alterada por pouco tempo.

No entanto, a secretaria também informou que a mesma água também é tratada, assim como o esgoto do complexo penitenciário de Capela do Alto.

O biólogo Welber Smith viu imagens do rio e explicou que, por causa da chuva, o rio pode receber materiais plásticos e outros objetos descartados indevidamente.

Já sobre a cor da água e o despejo de resíduos vindos da penitenciária, ele conta que é preciso um sistema de tratamento de esgoto que funcione. "A lei é clara: você precisa tratar dentro de um grau de eficiência, que pode ser de 95 a 100%. Aí sim você pode lançar em um corpo hídrico, que é um rio, por exemplo. O ideal seria uma ETE [Estação de Tratamento de Esgoto], que tem um grau de eficiência que chega a 100%."

A SAP também informou que o esgoto do complexo penitenciário de Capela do Alto é tratado por uma empresa terceirizada especializada, que mede os níveis de pureza do rio mensalmente e os laudos mostram que a eficiência do tratamento está dentro do que prevê a lei.

Rio Sarapuí passa por oito cidades e é considerado um dos mais limpos do estado — Foto: TV TEM/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário