terça-feira, 14 de maio de 2019

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí nesta quarta-feira, 15, e no dia 29

Grupo apresenta-se no dia 15, com participação especial do Quarteto de Saxofones SaxBrasil, e no dia 29, com solo do trompista Rafael Proença, ambos com entrada gratuita

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Foto: Conservatório de Tatuí/Divulgação)

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí fará dois concertos neste mês. O primeiro será nesta quarta-feira, dia 15, às 20h, com participação do Quarteto de Saxofones SaxBrasil. O segundo, no dia 29, às 20h, com solo do trompista e professor da instituição, Rafael Proença. Ambos serão realizados no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita.

De acordo com o regente convidado, Marco Almeida Júnior, a primeira apresentação terá em destaque o “Concerto para Quarteto de Saxofones”, obra composta por Frigyes Hidas, que será interpretada pelo grupo convidado SaxBrasil. Formado em 2009 com o objetivo de difundir o saxofone clássico e a música brasileira, o grupo é formado por Rafael Migliani (sax soprano), Maikel Morelli (sax alto), Jonathas Cordeiro (sax tenor) e Giancarlo Medeiros (sax barítono) – músicos que exercem intensa atividade artística, apresentando-se individualmente como solistas e recitalistas, e que atuam também como professores nas mais importantes instituições de ensino musical do Brasil, incluindo o Conservatório de Tatuí e o Projeto Guri.

Ainda em 2009, SaxBrasil conquistou o primeiro lugar na 28ª edição do “Concurso Latino-americano Rosa Mística”, na categoria “música de câmara”, e desde então, o quarteto tem se apresentado com importantes grupos sinfônicos brasileiros. Representou a escola de saxofone clássico brasileiro em diferentes países, como Uruguai, Argentina e México. Foi responsável pela elaboração, produção e execução de diversos projetos socioculturais, levando música instrumental brasileira para mais de 6.500 crianças. Em 2019, ao celebrar 10 anos de existência, o quarteto SaxBrasil produz atualmente seu primeiro CD, com diversas obras compostas e dedicadas ao grupo. E ainda neste ano deve participar, como convidado especial, do “III Festival Internacional de Saxofón - Las Cuatro Esquinas Del Mundo”, na Colômbia.

O programa segue com as obras “Fanfarra” (Edson Beltrami), “Fourth Suíte for Band” (Alfred Reed) e “Jericho” (Bert Appermont).

Próximo concerto

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí volta ao palco do Teatro Procópio Ferreira no dia 29 de maio. No repertório, “Overture for Woodwinds” (Philip Sparke), “Cerimonial Fanfare” (Johan de Meij), “Sixth Symphony, Op. 130” (James Barnes) e “Cape Horn” (Otto M. Schwarz) – esta com participação solo do trompista Rafael Proença.

Rafael Proença

Rafael Proença
Rafael iniciou seu aprendizado musical com o avô, Francisco Pastori, e o pai, Valdomiro S. Proença. Aos 9 anos, ingressou no Conservatório de Tatuí com o professor Joel Bernardes Pereira, formando-se no Curso de Trompa em 1999, com o professor Luiz Garcia Junior. É o primeiro trompa e chefe de naipe da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, onde também é professor. Leciona ainda na Fundec (Sorocaba), onde é primeiro trompa e coordenador de metais da Orquestra Sinfônica de Sorocaba.

Tocou com renomados músicos, como Wagner Tiso, Toquinho, Elba Ramalho, Altamiro Carrilho, Dominguinhos, Agnaldo Rayol, Fred Mills, Roger Rocco, Dale Underwood, entre outros. Gravou 14 CDs com a Orquestra do Conservatório de Tatuí. Aperfeiçoou seus estudos em trompa com Daniel Havens, Mário Rocha, Oséias Arantes, Edgar Baptista, Graziela Bortz e Luiz Garcia Junior. Em 2005, concluiu o curso de Musicalização para Educadores do Conservatório de Tatuí e, no mesmo ano, concluiu o curso de psicomotricidade com a psicopedagoga Sandra Catell.

Marco Almeida Júnior

Bacharel em Eufônio pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e formado em Regência pelo Conservatório de Tatuí na classe do maestro Dario Sotelo, iniciou seus estudos aos 10 anos com seu pai. Teve aula com renomados professores, como Steven Mead, Misa Mead, Brian Bowman, Adam Frey, David Childs, Henrique Crespo, Rafael Mendes e Fernando Deddos.

Participou como artista convidado de diversos festivais nacionais e internacionais, e também das principais orquestras do país, como Sinfônica de Porto Alegre, Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Campinas, Sinfônica da Unicamp, Sinfônica Municipal de São Paulo. Atuou ainda na Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (chefe de naipe).

Como regente, esteve à frente da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica de Nova Odessa, Banda Sinfônica de Sumaré, Banda Henrique Marques de Limeira e Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí. Participou, em 2014, da Conferência “The Midwest Clinic” em Chicago/EUA. Em 2017, atuou como solista convidado da University of Minnesota em Duluth/EUA, a convite do maestro Mark Whitlock. Atualmente, integra a Banda Sinfônica de Nova Odessa, é professor o Curso de Eufônio e professor responsável da Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Quarteto de Saxofones SaxBrasil, grupo convidado
Marco Almeida Júnior, regente convidado
Data: 15 de maio, quarta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Rafael Proença, trompa
Marco Almeida Júnior, regente convidado
Data: 29 de maio, quarta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário