sábado, 22 de setembro de 2018

Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí encena Nelson Rodrigues neste sábado

Um crime que muda o destino de uma família inteira é o tema da peça “Senhora dos Afogados”, que será apresentada no Teatro Procópio Ferreira, às 18 horas, com entrada gratuita. Classificação: 18 anos

A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí apresenta neste sábado, dia 22, o espetáculo “Senhora dos Afogados”, obra do consagrado dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. É a história da família Drummond, assombrada por um crime cometido no passado e que volta à tona agora, trazendo revelações e sofrimento para todos. A peça será encenada no Teatro Procópio Ferreira, às 18 horas. A entrada é gratuita, mas é recomendada apenas para maiores de 18 anos.

“Já imaginou que, no último segundo de sua vida, um flashback pode trazer à tona toda a verdade sobre a sua história? ‘Senhora dos Afogados’ conta a trajetória da tradicional Família Drummond. Um erro de 19 anos, um crime cometido no dia do casamento do patriarca Misael com a estrangeira Eduarda, e que agora será o infortúnio de toda a família. Moema, desejando ser a única mulher da casa, verá, em seu ato de agonia, seu destino definhar pelas próprias mãos”, descreve o coordenador do grupo e diretor da peça, Rogério Vianna.

“A concepção do espetáculo ocorre neste último instante, na hora da agonia, da solidão. E no momento de desespero, quem olha para nós, por nós? Maculamos nosso olhar nos atos do passado e na dor que carregamos. E quando a dor se apresenta, os ‘Outros’, que observam, nos apresentam a vida como ela é, limitando-se a desejar, à família Drummond’, os mais sinceros sentimentos. Nesta interpretação, o afogamento traz a oportunidade de rever nossa própria história de vida. Lançar esse olhar para a solidão desenvolve no ator um crescimento e, na plateia, o horror de se olhar sozinho num quarto escuro”, continua.

A obra faz parte do Projeto “N Rodrigues” desenvolvido neste ano pela Cia. de Teatro. “O ‘N’ é de Nelson, mas não por acaso, é também uma letra considerada incógnita, indica algo desconhecido e que se pretende conhecer, algo ‘ignoto’ – palavra de origem latina, incognitu, o prefixo in representa negação e cognitus significa algo que se conhece”, acrescenta o diretor.


A Cia. de Teatro é um Grupo Artístico de Bolsistas do Conservatório de Tatuí, formado por professores e alunos bolsistas do Setor de Artes Cênicas da instituição, fundado oficialmente em 2009. Oferece aos estudantes a oportunidade de atuar ao lado de profissionais, constituindo-se uma ferramenta essencial em sua qualificação para o mercado de trabalho.

Rogério Vianna – Ator, historiador e gestor de cultura. Iniciou sua formação nas Artes Cênicas em 1992, no Conservatório de Tatuí, formando-se pela Incenna Teatro e Televisão. Aprimorou seus conhecimentos em Roteiro e Produção para Rádio e TV pela Ceinter/FASP (Faculdades Associadas de São Paulo) e História pela Universidade Paulista. Por sua atuação, conquistou prêmios de Melhor Ator e Figurinista pelo FEPAMA . Trabalhou com grandes nomes do cenário teatral: Georgette Fadel, Kleber Vallin, Marcelo Soler, Newton de Souza, Paula Ribas, Estela Lapponi, Cláudia Schapira, Antônio Mendes, Carlos Ribeiro, Herval Rossano, entre outros. Foi produtor do Coreto Paulista e do projeto Música Orquestral Alemã – Lei Rouanet. Por meio do Núcleo “Falsa Modéstia”, produziu diversos trabalhos de pesquisa que envolvem a cultura tatuiana. Como coordenador da Cia. de Teatro, desenvolveu os seguintes projetos: “Plínio§ 80 Marc0”, “Realismo Fantástico” e “Teatro Popular”. Foi gestor de Cultura de Boituva (2013-2016). Atualmente, além de coordenador da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, é diretor do Departamento de Cultura de Tatuí e do Museu Histórico Paulo Setúbal.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí
Espetáculo “Senhora dos Afogados”
Baseado na obra de Nelson Rodrigues
Rogério Vianna, coordenador e diretor
Data: 22 de setembro, sábado
Horário: 18h00
Local: Teatro Procópio Fereira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação: 18 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário