segunda-feira, 11 de julho de 2016

Teatro Procópio Ferreira recebe espetáculo ‘Después’

Solo de teatro-dança terá duas apresentações gratuitas nos dias 19 e 20 de agosto


O Teatro Procópio Ferreira recebe duas apresentações gratuitas do espetáculo “Después”. Elas acontecem à rua São Bento, 415, nos dias 19 de agosto (às 14h30) e no dia 20 de agosto (às 20h). Ingressos devem ser trocados por um quilo de alimento não-perecível na bilheteria do teatro.

Segundo os produtores do evento, a proposta da criação do solo de teatro dança “Después” baseia-se em uma sensação de “após a festa”. Gerado a partir da observação e incorporação de algumas imagens da fotógrafa norte-americana Diane Arbus, a concepção dramatúrgica estabeleceu-se na imaginação do corpo que dança junto a essas imagens. Como no trabalho de Arbus, temas como a distorção da imagem social do corpo, a atenção aos momentos “antes e depois” da pose, a temática das festas e bailes de carnaval ajudam a compor o cenário solitário de uma casa, onde uma mulher busca, a partir de sua realidade nua, criar devaneios para suportar a pós euforia da quarta-feira de cinzas. A memória e a imaginação tornam-se então as companhias que criam e recriam a casa, o corpo e sua própria vida.

“A ambientação estética, assim como a concepção do movimento dançado buscam explorar a beleza das diferenças; das composições extra-ordinárias que habitam realidades insólitas e paradoxais. Improváveis poéticas e encantamentos que residem não só na imagem, mas na maneira como as observamos, o tempo de dedicação e apreensão de suas potencialidades”, afirmam os produtores do evento.

Utilizando-se do universo imagético de Arbus, e de alguns dos princípios de pesquisa da Técnica Klauss Vianna (Processo dos Vetores) e do LUME Teatro (Mimese corpórea articulada à dança contemporânea), a atriz Ana Clara Amaral apresenta espetáculo que tem direção de Eduardo Brasil, direção de arte de Anna Kuhll, trilha sonora de Silas de Oliveira, produção de Naiane Beck e fotos de Giovana Pelatti.

Saiba Mais – Ana Clara Amaral é dançarina, coreógrafa e pesquisadora formada pelo Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/2002). Doutora (2014) em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da mesma, onde também concluiu o Mestrado, desenvolvendo pesquisa sobre as relações entre a dança e o teatro a partir da Técnica Klauss Vianna e procedimentos do Lume, com orientação de Renato Ferracini. Recebeu o Prêmio Funarte Klauss Vianna 2013 pelo espetáculo “Después”. É também pós-graduada pela Universidade Federal da Bahia em parceria com a PUC-SP, no curso de especialização “Estudos Contemporâneos em Dança”(2007). Integra como dançarina e pesquisadora o Núcleo Fuga! – Núcleo de pesquisa de linguagem vinculado ao LUME teatro, onde participou do elenco do espetáculo “Fuga!” (2007), contemplado com o Prêmio Myrian Muniz do mesmo ano. Ficou em cartaz com a mesma peça no SESC Avenida Paulista- SP, além de apresentações no Teatro da USP-SP e no Feverestival- Festival Internacional de Teatro de Campinas. Dirigiu o espetáculo “Movimento à Portinari” da Cia Florada de Dança do Grupo Primavera (PROAC ICMS 2013) e os espetáculos de finalização do Curso Livre de Teatro (Campinas-SP), em parceria com o ator Eduardo Brasil: “O homem da cabeça de papelão” (2012), adaptação do conto homônimo de João do Rio; “A mais valia vai acabar, Seu Edgar” (2011), adaptação da peça homônima de Oduvaldo Vianna Filho.

SERVIÇO
Después – Espetáculo de Teatro-Dança
Sexta-feira, dia 19 de agosto, às 14h30
Sábado, dia 20 de agosto, às 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415

Ana Clara Amaral, criação e atuação; Eduardo Brasil, direção; Anna Kühl, direção de arte
Secretaria Municipal de Educação, organização
Espetáculo realizado por produção independente
Ingressos: 1 kg de alimento não-perecível

Nenhum comentário:

Postar um comentário