sexta-feira, 22 de julho de 2016

Guarda Municipal de Tatuí realiza operação de combate ao cerol nas férias de julho

Mais de 23 mil metros de linha de pipa com componentes cortantes foram apreendidos

Durante o período das férias escolares, a Guarda Civil Municipal intensifica as ações de fiscalização e combate ao uso de linhas com cerol em toda em toda a cidade. Somente nas duas primeiras semanas de julho foram apreendidas 18 latas grandes de linhas com cerol e 130 latas pequenas, com total de 23.100 metros de fio. 

Embora o trabalho tenha caráter educativo, o infrator é notificado, no caso de o infrator ser menor, quem será autuado é o responsável. O valor da penalidade é de R$ 235,50, que pode dobrar em caso de reincidência, de acordo com a Lei Municipal 2981/97.

De acordo com o comandante da GCM, Doraci Dias de Miranda, soltar pipa é uma brincadeira muito divertida, mas as crianças e jovens devem ter certos cuidados. “O uso do cerol é proibido e pode causar acidentes fatais. O ideal é brincar em lugares abertos e espaçosos, longe do trânsito. Também é recomendado buscar locais longe de redes de energia e postes, existe o risco de que elas se enrosquem na fiação e causem queda de energia e até mesmo choques”, afirmou.

Além do cerol, os adolescentes também utilizam uma linha amarela, conhecida como 'linha chilena'. Trata-se de uma linha tão forte que é capaz de dividir uma caneta ao meio. Se presa a fios de alta tensão traz alto risco de curto circuito.

A população é uma das principais aliadas na prevenção de acidentes com linhas cortantes. A maior parte das apreensões acontece após ligações de moradores que denunciam. Entre os denunciados pela população, estão também os comerciantes que vendem as linhas em bares e mercearias nos bairros. O telefone para denúncias é o 199.

Nenhum comentário:

Postar um comentário