quinta-feira, 19 de junho de 2014

Fiéis arrecadam roupas para fazer o tapete de Corpus Christi em Tatuí


Do G1- A celebração de Corpus Christi começou cedo em Tatuí. A missa foi realizada às 8h e, na sequência, houve a tradicional procissão por ruas decoradas. O evento reuniu voluntários e fiéis católicos de dez paróquias. Juntas, as comunidades confeccionaram 1,4 mil metros de tapete por onde passou a procissão.

Para a celebração desde ano, houve novidade. Uma das paróquias responsável por decorar um trecho do percurso, a Nossa Senhora das Graças, resolveu usar um material nada convencional. A passarela recebeu lençóis, fronhas, toalhas de banho e cobertores que formaram um corredor. São duzentos metros ao todo. Os fiéis conseguiram arrecadar cerca de 350 peças novas que, após a celebração, serão higienizados e doados aos idosos que moram no Lar São Vicente de Paulo.

De acordo com o coordenador da paróquia, Fábio Rogério Vieira, a ideia ajuda a evitar a produção de lixo. “No fim da festa todo o material tradicional vai para o lixo. Já nesse caso, será feita a doações e que vão durar pelo menos mais dois anos”, diz.

Outra novidade foi produzida com folhas. Além das folhas de fico, usadas para fazer a base do tapete, foram colocadas ervas aromáticas como alecrim, citronela e hortelã que deram um cheiro diferente quando a procissão passou pelo local.

As outras paróquias optaram pelas figuras coloridas tradicionais feitas com pó de serra, pó de café e também flores. (Foto: Cláudio Nascimento / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário