sábado, 20 de dezembro de 2025

Museu Histórico de Tatuí tem patrocínio confirmado e projeto de reforma aprovado

Valor da obra é de R$ 846,3 mil, com recurso viabilizado por aporte financeiro da família Setúbal. Projeto de adequações estruturais foi aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico (Condephat).

Por g1 Itapetininga e região

Praça Manoel Guedes em Tatuí (SP) — Foto: Reprodução/Prefeitura

20/12/2025 13h20  |  O Museu Histórico Paulo Setúbal está fechado temporariamente desde o mês de maio em Tatuí (SP). Nesta sexta-feira (19) a prefeitura oficializou apoio financeiro da família Setúbal para execução das obras.

No último dia 11, o projeto de adequações estruturais do museu foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí (Condephat).

Conforme o Executivo, o projeto foi elaborado com base em parecer técnico de engenharia que apontou a necessidade de intervenções estruturais no edifício, construído em 1920, em razão de fissuras e trincas decorrentes de recalque de fundação ao longo do tempo.

Entre as medidas previstas estão o reforço das fundações com estacas, a adequação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e a regularização do sistema de combate a incêndio, em conformidade com as normas técnicas vigentes.

Valor da obra

Anteriormente, a prefeitura já havia divulgado que o investimento estimado para a execução das obras é de R$ 846,3 mil, viabilizado por meio do aporte financeiro da família Setúbal, que agora foi oficializado.

Museu Paulo Setúbal é um dos principais pontos turísticos de Tatuí — Foto: Divulgação

Símbolo da história de Tatuí

O prédio, construído em 1920, foi originalmente projetado para abrigar a cadeia pública e, posteriormente, o fórum da cidade. Ao longo das décadas, passou por diversas reformas, sempre mantendo suas características arquitetônicas originais.

Ele tornou-se oficialmente Museu Histórico em 1966 e, desde então, é um importante símbolo da história e da identidade cultural da cidade.

Durante o período em que o prédio estiver interditado, os setores administrativo e de acervo e preservação do Museu continuarão em funcionamento, com foco na revisão do acervo tombado e na digitalização de seu conteúdo, permitindo o acesso virtual da população ao patrimônio histórico.

Já as atividades educativas e culturais serão temporariamente transferidas para o Complexo Cultural de Tatuí, que inclui o Museu da Imagem e do Som (MIS) Tatuí "Jornalista Renato Ferreira de Camargo" e o Memorial do Rugby 1928 "Dr. Gualter Nunes". O atendimento ao público nesse novo espaço é de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Museu Paulo Setúbal em Tatuí — Foto: Divulgação/Prefeitura de Tatuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário