sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Tatuí agora é considerada uma estância turística e entre as cinco melhores do estado de SP em ranqueamento oficial

O Sítio do Carroção, único resort pedagógico do Brasil, é um dos atrativos da Estância Turística de Tatuí.


05/12/2025 às 11h13 |  Agora é oficial: Tatuí é Estância Turística do Estado de São Paulo! A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, na quarta-feira (3/12), o projeto que eleva a cidade à categoria de Estância. Com a aprovação, Tatuí passa a integrar oficialmente o seleto grupo de 78 municípios Estância do Estado.

Em 2021, Tatuí participou de um ranqueamento técnico e ficou na 21ª posição na classificação final, em uma concorrência entre 140 cidades, o que a manteve como Município de Interesse Turístico (MIT). Agora, a cidade alcança um feito expressivo: dos 214 MITs existentes, alcançou o 5º lugar no processo de ranqueamento estadual que avalia os municípios classificados. O resultado tatuiano é ainda mais significativo, pois as quatro cidades colocadas à frente de Tatuí já eram Estâncias Turísticas anteriormente, e Tatuí foi a 1ª colocada entre os MITs que subiram para Estância Turística.

De acordo com os critérios estabelecidos pela legislação paulista, para que um MIT seja elevado à categoria de Estância Turística é necessário cumprir uma série de requisitos que avaliam não apenas os atrativos turísticos, mas também a qualidade da gestão pública e a capacidade do município de oferecer infraestrutura adequada aos visitantes. Assim, fatores como segurança, mobilidade, saúde, acesso viário, saneamento, comunicação e serviços turísticos pesam significativamente na pontuação - aspectos em que Tatuí vem se destacando nos últimos anos.

Além disso, a estrutura de governança turística local também foi decisiva. A Prefeitura de Tatuí reforça o papel essencial das secretarias municipais, do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e da equipe técnica de turismólogos e profissionais do Departamento de Turismo, responsável por reunir e qualificar todas as informações exigidas pelo sistema estadual de ranqueamento. O município também está em fase de atualização de seu Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico (PDT) para o próximo triênio 2026-2028, requisito legal fundamental para a classificação como Estância.

Para o secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima, “este passo é um verdadeiro divisor de águas na trajetória turística de Tatuí e abrirá portas para a chegada de mais recursos e investimentos ao município”.

O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, no ato do recebimento da notícia, destacou a importância do corpo técnico do Departamento, que trabalhou incansavelmente para elevar Tatuí a Estância, e do trabalho colaborativo com o COMTUR, que, atuante, sempre buscou o desenvolvimento turístico da cidade. “Esse resultado é fruto de uma equipe comprometida, que se dedicou para atender a todos os critérios técnicos e mostrar, com dados e planejamento, a força do turismo tatuiano”, afirmou. Em uma ligação telefônica com o secretário de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, Miguel recebeu os parabéns pelo feito histórico e reforçou: “Rumo aos 200 anos, Tatuí está sendo colocada no lugar que ela sempre mereceu estar”.

Entre os critérios obrigatórios previstos na legislação para que um MIT se torne uma Estância Turística, destacam-se:

- ser destino turístico consolidado, com fluxo permanente de visitantes;

- possuir atrativos turísticos expressivos, de uso público, naturais, culturais ou artificiais, relacionados a segmentos como turismo cultural, religioso, rural, de eventos, de esportes, entre outros;

- disponibilizar meios de hospedagem, alimentação, informação e receptivo turístico;

- oferecer infraestrutura de apoio ao turismo, incluindo transporte, segurança, comunicação, atendimento médico emergencial e sinalização adequada dos atrativos;

- contar com infraestrutura básica de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e gestão de resíduos sólidos;

- manter um Plano Diretor de Turismo revisado a cada três anos;

- possuir Conselho Municipal de Turismo constituído e atuante;

- ter profissional da área de turismo no quadro municipal - no caso de Tatuí, três turismólogos integram a equipe técnica municipal, entre outros profissionais dedicados ao setor.

Com a aprovação da Lei Complementar nº 1.261/2015 atualizada via Projeto de Lei nº 1.274/2025, o número de Estâncias Turísticas no Estado de São Paulo subiu de 70 para 78. O texto aprovado transforma oito antigos MITs em Estâncias, entre eles Tatuí, em primeiro lugar. A medida amplia o acesso do município a recursos estaduais destinados a infraestrutura turística, sinalização, qualificação e desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário