terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Chatbot tira dúvidas sobre título, certidão, biometria e outros serviços no site e WhatsApp do TRE-SP; clique e confira

Ferramenta disponibilizada a partir desta terça (2) pretende auxiliar o eleitorado sobre emissão, regularização do título e outros serviços.


02/12/2025 |  "Sobre qual assunto você quer falar hoje?" A pergunta é do chatbot do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, nova ferramenta para atendimento ao eleitor disponível a partir desta terça (2) no site institucional do TRE-SP (opção Atendente Virtual do menu "Serviços") e no WhatsApp — número (11) 3130-2200. O assistente de Inteligência Artificial (IA) foi criado para tirar dúvidas sobre emissão do primeiro título, regularização do documento, multas, biometria, entre outros serviços.

O novo recurso foi lançado a cinco meses do fim do prazo para solicitar o título ou resolver pendências com a Justiça Eleitoral, que termina em 6 de maio, data de fechamento do cadastro. Depois dessa data, os serviços relacionados ao título ficam suspensos para que a Justiça Eleitoral tenha uma base precisa de pessoas aptas a votar durante a organização do pleito. A regra está na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).

O chatbot, que integra a Central de Atendimento, foi desenvolvido com supervisão da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Coordenadoria Executiva da Ouvidoria do TRE-SP. A plataforma foi criada para dinamizar o atendimento ao eleitorado paulista, que poderá agora resolver questões eleitorais sem precisar entrar em contato com a Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor (número 148).

Diferenças do recurso no site e no WhatsApp

Na versão web, disponível no site do TRE-SP, o usuário poderá acessar a ferramenta ao clicar na opção “Atendente Virtual” do menu “Serviços”, que disponibilizará um menu de acesso para páginas com informações eleitorais. O menu “Serviços” está localizado no canto superior direito do site.

No WhatsApp, o mesmo chatbot será iniciado ao receber uma mensagem do usuário, que terá um leque de opções sobre os serviços da Justiça Eleitoral.

Conforme o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas do Tribunal, Robson França, o desenvolvimento do chatbot foi baseado nas principais dúvidas recebidas pela Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor. Os questionamentos foram fundamentais para a elaboração da ferramenta de IA, que necessita ser alimentada com conteúdos prévios.

“Baseado na experiência da Central de Atendimento, nas principais dúvidas que ela tira, foi criada essa estrutura de perguntas e respostas, que encaminhamos para a empresa treinar o chatbot”, afirma Robson.

Autonomia ao eleitor

Com a disponibilização deste novo serviço ao público, o Tribunal espera alinhar o chatbot ao cotidiano da população que quer resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral de forma mais ágil e on-line.

"Esperamos que haja uma facilitação para o eleitor. O WhatsApp hoje é uma ferramenta muito popularizada. E há o chatbot no site também para a pessoa tirar suas dúvidas", destaca o servidor Samuel Mendes, chefe da Seção de Atendimento ao Cidadão (Seac) do TRE-SP.

Ele informa ainda que a Central de Atendimento ao Eleitor continua ativa e disponível pelo telefone 148, caso as dúvidas não sejam sanadas pelo chatbot. A central dispõe da ferramenta URA (Unidade de Resposta Audível), que fornece informações 24 horas, todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados. No mesmo número, é possível falar com atendentes de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário