![]() |
| Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Foto: Ricardo Oba/Arquivo: Conservatório de Tatuí) |
02/12/2025 | O Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e teatro da América Latina – o prepara uma agenda diversificada para agitar a Capital da Música em dezembro. Os Grupos Artísticos sobem ao palco durante o mês em apresentações emocionantes para encerrar a temporada 2025. A programação trará ainda o projeto ‘Cine Bibi’, com a exibição de dois longas que transformam o Teatro Procópio Ferreira em cinema. Além disso, destaque para os recitais de formatura de estudantes, workshops, master classes e muito mais. Para os eventos realizados no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Já para apresentações em outros espaços culturais do Conservatório de Tatuí não é necessária a retirada de ingressos.
No dia 2, às 13h, o Conservatório de Tatuí convida Simone Soul para o workshop ‘Percuteria: percussão criativa – a liberdade rítmica na composição’. Durante o encontro, a docente compartilhará com o público um pouco de seus processos de criação que combinam a base da bateria com instrumentos percussivos e objetos sonoros. O evento tem entrada gratuita, classificação indicativa livre e será realizado no Salão Villa-Lobos. Na mesma data, às 19h30, o Teatro Procópio Ferreira se transforma em sala de cinema com o projeto ‘Cine Bibi’. O cineclube do Conservatório de Tatuí exibe ‘Linguagem Universal’. Dirigido por Matthew Rankin, o longa canadense de 2024 conta três histórias aparentemente distintas, mas que gradualmente se entrelaçam em uma comédia dramática com tons de surrealismo. O filme tem classificação de 14 anos e entrada gratuita. Os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Na quinta-feira, dia 4, às 19h, Henrique Menezes promove uma imersão nas manifestações culturais brasileiras na master class ‘Um passeio pelas danças e sonoridades de tradições brasileiras, brincadeiras e celebrações cantadas’. O docente utilizará brincadeiras, celebrações e sonoridades afro-brasileiras para convidar o público a vivenciar e compreender a força coletiva dessas manifestações. O encontro tem entrada gratuita, classificação livre e será realizado na Sala 9 da Unidade 3 do Conservatório de Tatuí.
No dia 5, às 19h, o projeto Bravo Electro promove um encontro explosivo entre a música clássica e eletrônica. Formado por violino e violoncelo, o conjunto usa remixes que transformam sucessos musicais em experiências sonoras modernas. A apresentação tem classificação livre e os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada). No domingo, dia 7, às 14h, o Cromatrio mergulha na riqueza lírica do repertório erudito para criar paisagens sonoras diversificadas. O concerto intitulado ‘Sinestesias Musicais: uma viagem através de cores e sons’, trará violino, violoncelo e piano em um encontro cheio de ritmo, melodia e harmonia. O evento tem classificação livre e entrada gratuita. Ambos os espetáculos serão realizados no Teatro Procópio Ferreira e foram contemplados pelo Edital de Ocupação Artística do Conservatório de Tatuí.
A última sessão do ‘Cine Bibi’ será realizada no dia 9, às 19h30, no Teatro Procópio Ferreira. O cineclube do Conservatório de Tatuí exibe a comédia romântica ‘Teleférico do Amor’. O longa alemão conta a história de duas operadoras de teleférico que trabalham em pontos opostos da mesma linha, onde seus caminhos se cruzam diariamente e que acabam se apaixonando ao longo desses encontros. O filme tem classificação indicativa de 12 anos e entrada gratuita.
Ao longo do mês de dezembro, a programação do Conservatório de Tatuí trará ainda diversos recitais de formatura de estudantes. As apresentações trazem formandos(as) das áreas de música erudita e popular em canto e diferentes instrumentos, em um momento marcante que coroa suas trajetórias de estudo e dedicação na instituição. Os eventos têm classificação livre, entrada gratuita e serão realizados em espaços como o Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga e Salão Villa-Lobos.
Para eventos realizados no Teatro Procópio Ferreira, é necessária a retirada de ingressos, que podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí
Na quarta-feira, dia 3, às 20h30, a Orquestra Sinfônica e Coro do Conservatório de Tatuí sobem ao palco do Procópio Ferreira para um concerto emocionante que apresentará o oratório Messias, de G. F Haendel. Sob a regência de Emmanuele Baldini, os grupos se apresentam ao lado de Cecília Massa, Isaque Oliveira, Maria Angélica Rocha e Samuel Martins, solistas vencedores(as) do Concurso Joaquina Lapinha – premiação de canto lírico voltada a pessoas pretas, pardas e indígenas. A classificação indicativa é livre e a entrada gratuita.
No ano em que completou seus 50 anos de fundação, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí realiza sua última apresentação da temporada e convida Vinicius Barros, membro da Brasil Jazz Sinfônica e chefe de naipe de percussão popular. Atualmente coordenado por Luis Marcos Caldana, o conjunto é um dos mais antigos em atividade no país e reconhecido por executar repertórios que passeiam pela música erudita e popular, recheado de obras percussivas de alta complexidade técnica. O evento será realizado no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita e classificação livre.
Parte das festividades de Nossa Senhora da Conceição, a Big Band do Conservatório de Tatuí se apresenta no dia 5, sexta-feira, às 15h, na tradicional Festa da Padroeira 2025. Criado em 1975 e com a coordenação de Diego Garbin, o grupo leva para a Praça da Matriz de Tatuí o melhor da música brasileira em um concerto inesquecível. O evento é gratuito e tem classificação indicativa livre. Não é necessária a retirada antecipada de ingressos.
No dia 10, às 20h, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí encerra sua temporada em uma apresentação emocionante. Ao lado dos(as) docentes convidados(as) Bia Góes, Bruno Pereira, Celso Veagnolli, Diego Garbin, Rodrigo Marinônio, e Thadeu Romano, o grupo coordenado por Léo Ferrarini apresentará o concerto ‘Uma proposta INDocente’. A entrada é gratuita e a classificação indicativa livre.
Dia 11, às 20h, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí realiza sua última apresentação do ano. O conjunto é reconhecido pelo seu trabalho na formação e difusão do gênero no país. Sob a coordenação de Alexandre Bauab Jr, o grupo fundado em 1993 é formado por estudantes bolsistas em nível avançado. A classificação indicativa é livre, a entrada gratuita e o concerto será realizado no Teatro Procópio Ferreira.
No dia 14, às 19h, Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí sobe ao palco do Procópio Ferreira para apresentar sua releitura da ‘Ópera do Malandro’. Com a direção geral de Aysha Nascimento, direção musical de Roberto Anzai e Salloma Salomão, e João Fabbro como assistente de direção, a montagem retoma o tom provocativo e crítico da obra icônica de Chico Buarque. A encenação propõe uma reflexão acerca das urgências sociais e políticas do Brasil contemporâneo. O evento tem classificação indicativa de 16 anos, entrada gratuita e terá acessibilidade em libras.
Ainda no dia 14, às 20h, a Orquestra e Coro do Conservatório de Tatuí participam da edição 2025 do Natal Encantado, promovido pela Prefeitura de Tatuí. Os grupos terão a regência de Emmanuele Baldini e Marcos Baldini, respectivamente, e presentearão ao público com um concerto emocionante. A classificação indicativa é livre e o evento gratuito será realizado na Praça da Matriz.
Para os eventos realizados no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Acesse nossa Agenda Cultural, disponível no site da instituição, para saber todos os detalhes e a programação completa do Conservatório de Tatuí.
SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/
Mais informações: (15) 3205-8434
***
O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Itaú, Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.
No dia 2, às 13h, o Conservatório de Tatuí convida Simone Soul para o workshop ‘Percuteria: percussão criativa – a liberdade rítmica na composição’. Durante o encontro, a docente compartilhará com o público um pouco de seus processos de criação que combinam a base da bateria com instrumentos percussivos e objetos sonoros. O evento tem entrada gratuita, classificação indicativa livre e será realizado no Salão Villa-Lobos. Na mesma data, às 19h30, o Teatro Procópio Ferreira se transforma em sala de cinema com o projeto ‘Cine Bibi’. O cineclube do Conservatório de Tatuí exibe ‘Linguagem Universal’. Dirigido por Matthew Rankin, o longa canadense de 2024 conta três histórias aparentemente distintas, mas que gradualmente se entrelaçam em uma comédia dramática com tons de surrealismo. O filme tem classificação de 14 anos e entrada gratuita. Os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Na quinta-feira, dia 4, às 19h, Henrique Menezes promove uma imersão nas manifestações culturais brasileiras na master class ‘Um passeio pelas danças e sonoridades de tradições brasileiras, brincadeiras e celebrações cantadas’. O docente utilizará brincadeiras, celebrações e sonoridades afro-brasileiras para convidar o público a vivenciar e compreender a força coletiva dessas manifestações. O encontro tem entrada gratuita, classificação livre e será realizado na Sala 9 da Unidade 3 do Conservatório de Tatuí.
No dia 5, às 19h, o projeto Bravo Electro promove um encontro explosivo entre a música clássica e eletrônica. Formado por violino e violoncelo, o conjunto usa remixes que transformam sucessos musicais em experiências sonoras modernas. A apresentação tem classificação livre e os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada). No domingo, dia 7, às 14h, o Cromatrio mergulha na riqueza lírica do repertório erudito para criar paisagens sonoras diversificadas. O concerto intitulado ‘Sinestesias Musicais: uma viagem através de cores e sons’, trará violino, violoncelo e piano em um encontro cheio de ritmo, melodia e harmonia. O evento tem classificação livre e entrada gratuita. Ambos os espetáculos serão realizados no Teatro Procópio Ferreira e foram contemplados pelo Edital de Ocupação Artística do Conservatório de Tatuí.
A última sessão do ‘Cine Bibi’ será realizada no dia 9, às 19h30, no Teatro Procópio Ferreira. O cineclube do Conservatório de Tatuí exibe a comédia romântica ‘Teleférico do Amor’. O longa alemão conta a história de duas operadoras de teleférico que trabalham em pontos opostos da mesma linha, onde seus caminhos se cruzam diariamente e que acabam se apaixonando ao longo desses encontros. O filme tem classificação indicativa de 12 anos e entrada gratuita.
Ao longo do mês de dezembro, a programação do Conservatório de Tatuí trará ainda diversos recitais de formatura de estudantes. As apresentações trazem formandos(as) das áreas de música erudita e popular em canto e diferentes instrumentos, em um momento marcante que coroa suas trajetórias de estudo e dedicação na instituição. Os eventos têm classificação livre, entrada gratuita e serão realizados em espaços como o Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga e Salão Villa-Lobos.
Para eventos realizados no Teatro Procópio Ferreira, é necessária a retirada de ingressos, que podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí
Na quarta-feira, dia 3, às 20h30, a Orquestra Sinfônica e Coro do Conservatório de Tatuí sobem ao palco do Procópio Ferreira para um concerto emocionante que apresentará o oratório Messias, de G. F Haendel. Sob a regência de Emmanuele Baldini, os grupos se apresentam ao lado de Cecília Massa, Isaque Oliveira, Maria Angélica Rocha e Samuel Martins, solistas vencedores(as) do Concurso Joaquina Lapinha – premiação de canto lírico voltada a pessoas pretas, pardas e indígenas. A classificação indicativa é livre e a entrada gratuita.
No ano em que completou seus 50 anos de fundação, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí realiza sua última apresentação da temporada e convida Vinicius Barros, membro da Brasil Jazz Sinfônica e chefe de naipe de percussão popular. Atualmente coordenado por Luis Marcos Caldana, o conjunto é um dos mais antigos em atividade no país e reconhecido por executar repertórios que passeiam pela música erudita e popular, recheado de obras percussivas de alta complexidade técnica. O evento será realizado no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita e classificação livre.
Parte das festividades de Nossa Senhora da Conceição, a Big Band do Conservatório de Tatuí se apresenta no dia 5, sexta-feira, às 15h, na tradicional Festa da Padroeira 2025. Criado em 1975 e com a coordenação de Diego Garbin, o grupo leva para a Praça da Matriz de Tatuí o melhor da música brasileira em um concerto inesquecível. O evento é gratuito e tem classificação indicativa livre. Não é necessária a retirada antecipada de ingressos.
No dia 10, às 20h, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí encerra sua temporada em uma apresentação emocionante. Ao lado dos(as) docentes convidados(as) Bia Góes, Bruno Pereira, Celso Veagnolli, Diego Garbin, Rodrigo Marinônio, e Thadeu Romano, o grupo coordenado por Léo Ferrarini apresentará o concerto ‘Uma proposta INDocente’. A entrada é gratuita e a classificação indicativa livre.
Dia 11, às 20h, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí realiza sua última apresentação do ano. O conjunto é reconhecido pelo seu trabalho na formação e difusão do gênero no país. Sob a coordenação de Alexandre Bauab Jr, o grupo fundado em 1993 é formado por estudantes bolsistas em nível avançado. A classificação indicativa é livre, a entrada gratuita e o concerto será realizado no Teatro Procópio Ferreira.
No dia 14, às 19h, Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí sobe ao palco do Procópio Ferreira para apresentar sua releitura da ‘Ópera do Malandro’. Com a direção geral de Aysha Nascimento, direção musical de Roberto Anzai e Salloma Salomão, e João Fabbro como assistente de direção, a montagem retoma o tom provocativo e crítico da obra icônica de Chico Buarque. A encenação propõe uma reflexão acerca das urgências sociais e políticas do Brasil contemporâneo. O evento tem classificação indicativa de 16 anos, entrada gratuita e terá acessibilidade em libras.
Ainda no dia 14, às 20h, a Orquestra e Coro do Conservatório de Tatuí participam da edição 2025 do Natal Encantado, promovido pela Prefeitura de Tatuí. Os grupos terão a regência de Emmanuele Baldini e Marcos Baldini, respectivamente, e presentearão ao público com um concerto emocionante. A classificação indicativa é livre e o evento gratuito será realizado na Praça da Matriz.
Para os eventos realizados no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Acesse nossa Agenda Cultural, disponível no site da instituição, para saber todos os detalhes e a programação completa do Conservatório de Tatuí.
SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/
Mais informações: (15) 3205-8434
***
O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Itaú, Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário