quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Chuva forte causa alagamentos e queda de árvores em Tatuí

Salto (SP) e Mairinque (SP) também foram afetados pela chuva

Por g1 Sorocaba e Jundiaí, TV TEM com copidesque do DT

Tatuí (SP) foi atingida por vendaval e registrou diversas quedas de árvores — Foto: Jeferson Augusto/Arquivo pessoal

31/12/2025 |  De acordo com um balanço da Defesa Civil, Salto, Mairinque e Tatuí foram os municípios mais afetados pela chuva forte desta terça (30) e madrugada desta quarta-feira (31). Houve alagamentos, queda de árvores e famílias ficaram desalojadas.

A Defesa Civil do estado emitiu um alerta à população, sobre a previsão de chuva intensa durante a semana do Ano Novo.

Vendaval em Tatuí

Na cidade de Tatuí, as chuvas atingiram o município na noite de terça-feira, com fortes rajadas de vento, que derrubaram aproximadamente 40 árvores em diferentes regiões do município. Algumas delas chegaram a obstruir vias públicas e atingir a rede elétrica. Houve queda no fornecimento de energia elétrica em diversas regiões da cidade.

Segundo a Defesa Civil, reparos da rede elétrica estão sendo feitos e o fornecimento de energia já foi restabelecido em algumas residências. Não houve feridos, desalojados ou desabrigados.

Ainda segundo a Defesa Civil, equipes da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros e do próprio órgão trabalharam até às 3h desta quarta-feira para desobstruir ruas, retomando os trabalhos durante a manhã.

Segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, as vias e locais afetados até o momento foram: Jardim São Conrado; Rua Professor João Jubran; Rua Professor Adauto Pereira; Rua Rio de Janeiro; Rua Jorge Salum; Rua Vicente Manoel de Oliveira; Avenida Professora Zilah de Aquino; Praça Martinho Guedes; Rua Sete de Maio; Rua São Martinho, Rosa Garcia; o telhado do Clube Onze de Agosto; e a Praça do Junqueira.

A prioridade das equipes é a retirada dos galhos que seguem espalhados pela cidade e, na sequência, a limpeza das praças.

Apesar dos estragos ninguém se feriu após vendaval em Tatuí (SP) — Foto: Carlinhos Mendes/Arquivo pessoal

Orientações à população

A Defesa Civil orienta que os motoristas que pretendem viajar durante o período de Ano Novo redobrem a atenção, principalmente durante os dias de chuva, além de evitar trafegar por áreas alagadas, reduzir a velocidade em pistas molhadas, manter distância entre os veículos e, em caso de baixa visibilidade, procurar um local seguro para parar o carro.

Os turistas também devem acompanhar as condições do tempo e da rodovia antes de iniciar a viagem, seguindo as orientações dos órgãos de trânsito e concessionárias.

Para quem estiver frequentando praias, durante temporais, é recomendável evitar ficar na areia, não entrar no mar e buscar abrigo em locais seguros. Em caso de raios, a orientação é sair imediatamente da água e se afastar de áreas abertas.

Já para quem pretende passar o feriado em chácaras, sítios ou áreas de lazer com piscina, durante a aproximação de tempestades, a recomendação é sair imediatamente da piscina, evitar áreas abertas, não permanecer próximo a árvores, postes ou estruturas metálicas e buscar abrigo em locais seguros e cobertos, além de interromper atividades ao ar livre durante raios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário