sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Prefeitura realizou inspeção em ônibus escolares

A empresa Botutrans presta serviços de transporte escolar com monitor para a Secretaria Municipal de Educação. Apenas um micro-ônibus foi reprovado por falta de limitadores de abertura dos vidros corrediços.



A equipe do Departamento de Transporte Público da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Tatuí realizou, na manhã desta quinta-feira (22/08), a inspeção dos ônibus escolares da Botutrans Transporte de Passageiros Ltda. EPP, na sede da empresa, de acordo com a Portaria nº 1.310, de 1º de agosto de 2014.

A Botutrans realiza a prestação de serviços de transporte escolar com monitor para a Secretaria Municipal de Educação, e a inspeção, feita por amostragem, teve a finalidade de averiguar os seguintes itens: pintura de faixa lateral com o dístico de Escolar; equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade; todas as lanternas; limitadores de abertura dos vidros corrediços em no máximo dez centímetros; dispositivos próprios para a quebra ou remoção de vidros em caso de acidente; cintos de segurança em número igual à lotação; extintor de incêndio com carga de pó químico seco; vidros e travas das portas, que devem ter seu acionamento por controle central de uso exclusivo do condutor, e as portas traseiras, que devem ser equipadas com trava de segurança suplementar (trava para crianças); verificação da aposição de inscrições, anúncios, painéis decorativos e pinturas nas áreas envidraçadas, proibidas em veículos destinados à condução coletiva de escolares; e as condições dos pneus e limpadores de para-brisas.

Durante a inspeção, em apenas um micro-ônibus escolar foi constatada a falta de limitadores de abertura dos vidros corrediços, de no máximo dez centímetros. O veículo foi encaminhado para reparos e, posteriormente, passará por uma nova inspeção por parte dos agentes de trânsito, que só liberarão o micro-ônibus para o transporte escolar quando todas as exigências da lei estiverem cumpridas, garantindo assim a segurança dos alunos que fazem uso do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário