terça-feira, 27 de agosto de 2019

Coro, Big Band e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí homenageiam ex-diretores e professores da escola

Concertos integram a programação de aniversário de 65 anos da instituição e têm entrada gratuita


O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realiza nesta semana três concertos em homenagem a ex-diretores e professores da instituição. Os eventos integram a programação especial de aniversário de 65 anos da instituição e têm entrada gratuita.

O primeiro a se apresentar é o Coro do Conservatório de Tatuí, que sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira nesta quarta-feira, dia 28, às 20 horas, para homenagear as professoras Angelina Ragazzi e Regina Orsi. 

A professora Angelina Merope Anna Colombo Ragazzi nasceu em 3 de maio de 1931, na cidade de São Paulo. Iniciou sua jornada musical ainda pequena, tendo seu pai, Sulpizio Colombo, que foi cantor lírico no Scala de Milão, como seu primeiro mestre. Formou-se na Faculdade de Música Santa Marcelina com Diploma Federal de Piano e Canto Lírico. Em Itapetininga, foi precursora do Coral de Jovens e do Coral da Associação de Ensino (Escola Superior). Também participou da Equipe Lírica do Maestro Ferry, com apresentações em diversas cidades do País. Foi docente no Conservatório de Tatuí por 25 anos, formando diversos alunos e alunas que atuam no Brasil e no exterior. Faleceu em 15 de julho de 2016.

A professora Regina Orsi formou-se em Piano no Conservatório de Tatuí, onde leciona até os dias de hoje. De 1989 a 2009, foi coordenadora da área de Música de Câmara da instituição, tendo participado como professora nos Festivais de Inverno de Campos do Jordão-Núcleo Tatuí, em 1993, 1994 e 1998. Foi pianista da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra de Sopros Brasileira), grupo com o qual gravou dois CDs – “Compositores Brasileiros”. Realizou diversos concertos como solista de orquestra, recitalista e camerista, destaque para um recital de Música de Câmara junto ao Conservatório de Sabadell, em Barcelona (Espanha).

Além de receber a homenagem, a professora Regina Orsi participará do concerto ao piano, interpretando “Lacrymosa / Domine Jesu Christe”, do “Requiem in D minor K 626”, de Woflgang Amadeus Mozart, e solo de Viviane Sant’ana (soprano), Mirtes Emília Lomba Paes (contralto), Tiago Gonçalves (tenor) e Edson Thiago Cardoso (barítono). O repertório traz ainda “Gabriel’s Oboe” (Ennio Morricone), “El grillo è buon cantore” (Josquin Des Près), “So ben mi ch’a bon tempo” (Orazio Vecchio), “Jesus bleibet meine Freude” (Johann Sebastian Bach), “Halleluja” (Georg Friedrich Händel), “Deep River” (Spiritual – arranjo: H. T. Burleigh), “Passaredo” (Francis Hime e Chico Buarque), “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso), “Libertango” (Astor Piazzolla), “Vedi! Le fosche noturne spoglie” (Giuseppe Verdi). Músicos convidados: Yoon Choi (piano) e Federico Mosca (percussão).

Big Band homenageia Maestro Neves

Na quinta-feira, dia 29, às 20 horas, a Big Band do Conservatório de Tatuí faz um concerto em homenagem ao Maestro Antonio Carlos Neves Campos, que foi diretor da instituição por quase 25 anos ininterruptos. 

Neves formou-se em piano clássico pelo Conservatório de Tatuí em 1964. Em 1966, venceu o Concurso Regional de Piano em Massena (EUA), concluindo sua formação básica na Potsdam Central School, em Nova York. Estudou ainda com Arthur Frackenpohl e Raymond Schinner. Foi maestro e arranjador de renomados grupos e cantores, como Wagner Tiso, Hector Costita, Victor Biglioni, Altamiro Carrilho, Nivaldo Ornellas, Toquinho, Edu Lobo, Luis Melodia, Quarteto em Cy, Marvim Stamm (EUA) e outros. Em 2002, foi convidado por Jô Soares para produzir a parte musical da peça “Frankensteins”. Diretor do Conservatório de 1984 a 2007, escreveu inúmeros arranjos para os grupos artísticos e pedagógicos da instituição e também para outras orquestras pelo País, além de coordenador geral de várias edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

“O Maestro Neves contagiava todos com seu bom humor, com sua inteligência, e como dizemos no meio musical, com sua caneta. Escreveu arranjos que, de longe, já se sabia de quem eram. Ao ouvir os primeiros acordes, com facilidade, já se identificava o arranjador. É com muita honra que, para este concerto, selecionamos alguns de seus mais belos arranjos”, comenta o coordenador da Big Band, Cláudio Sampaio “Cambé”.

A seleção inclui “Sally’s Tomato” (H.Mancini), “O amor em paz” (Tom Jobim), “Begin the Beguine” (C. Porter), “All The Way” (Frank Sinatra), “I’m gettin’ sentimental over you” (Tommy Dorsey), “Let me try again” (Frank Sinatra), “Por causa de você”, (Tom Jobim e D. Duran), “Seleção de Bossa Nova” (Maestro Neves), “Nada Além” (C. Mesquita e M. Lago), “Isto aqui o que é” (A. Barroso), “Fly me to the moon” (B. Howard), “My Way” (Claude François e Jacques Revaux) e “New York, New York” (F. Ebb e J. Kander).

Banda Sinfônica homenageia Prof. Coelho

No sábado, dia 31, às 20 horas, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí fará sua homenagem ao professor José Coelho de Almeida. Nascido em Tatuí, iniciou seus estudos de música na Escola Estadual “Barão de Suruí”, em 1948, formando-se em flauta em 1957 no Conservatório de Tatuí, onde seria diretor de 1968 a 1983. Foi em sua administração que a instituição dobrou o número de alunos atendidos, conseguiu uma doação expressiva de instrumentos e conquistou o título de “maior escola de música da América Latina”. O Prof. Coelho não só será homenageado, como subirá ao palco para reger a Banda Sinfônica.

SERVIÇO
Coro do Conservatório de Tatuí
Homenagem às Profs. Regina Orsi e Angelina Merope Anna Colombo Ragazzi
Marcos Baldini, regente convidado
Data: 28 de agosto de 2019, quarta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Big Band do Conservatório de Tatuí 
Concerto em Homenagem ao Maestro Antonio Carlos Neves Campos
Cláudio Sampaio, coordenação
Data: 29 de agosto de 2019, quinta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Concerto em Homenagem ao Prof. José Coelho de Almeida
Marco Almeida Júnior, regente convidado
Data: 31 de agosto de 2019, sábado
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário