segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Tatuí confirma primeiro caso de sarampo desde 2002

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a paciente é uma menina de um ano e três meses, moradora do Residencial Astória, que já está recuperada da doença.

19/08/2019 | Por G1 Itapetininga e Região, com edição do DT

Prefeitura de Tatuí confirma caso de sarampo na cidade

A Secretaria de Saúde de Tatuí confirmou o primeiro caso de sarampo na cidade desde 2002.


Segundo a Vigilância Epidemiológica, a paciente é uma menina de um ano e três meses, moradora do Residencial Astória, que já está recuperada da doença.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosana Oliveira, a criança que contraiu a doença já havia recebido a primeira dose da vacina com um ano, mas não havia tomado a segunda dose.

Ela ainda disse que equipes da saúde estão fazendo ações de bloqueio para identificar as pessoas que tiveram contato com a criança no período de transmissão da doença e acompanhar o estado de saúde delas.

Vacina

Vacinação é a única maneira de prevenir o sarampo — Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário

A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina tríplice viral, que protege, também, contra a rubéola e a caxumba. No calendário de vacinação de rotina, a primeira dose deve ser para crianças de um ano e uma segunda dose para crianças com 15 meses.

Os adolescentes e adultos jovens até 29 anos de idade devem ter duas doses da vacina, e os adultos de 30 até 59 anos de idade, pelo menos uma dose, comprovada na carteira de vacinação. A vacina não é recomendada para crianças menores de seis meses, gestantes e pessoas imunodeprimidas.

Em Tatuí, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto nas unidades rurais Enxovia e Americana.

Na UBS Santa Cruz e demais unidades rurais a vacinação encerra às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-6358 ou nas Unidades de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário