quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí faz show na Praça da Matriz

Repertório resgata obras consagradas da canção popular e folclórica brasileira neste sábado, às 11 horas

Música caipira e cultura popular brasileira serão os temas do Projeto Música na Praça desta semana, que recebe o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí. O show resgata canções folclóricas de diferentes regiões do país, além de obras conhecidas de compositores nacionais, como Renato Teixeira, Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga, entre outros. A apresentação é neste sábado, dia 3, às 11 horas.

De acordo com o coordenador do grupo, o violeiro e professor Zeca Collares, o programa faz uma homenagem à tradição caipira e à cultura do povo brasileiro. A seleção traz “Amanheceu, peguei a viola” (Renato Teixeira), “Saudades da minha terra” (Goiá), “Vaca Estrela e Boi Fubá” (Patativa do Assaré), “Arrumação” (Elomar Figueira), “Chuá-Chuá” (Pedro de Sá Pereira), “Assum Preto” (Luiz Gonzaga), “Cabecinha no ombro” (Paulo Borges), “Peixe Vivo” (Folclore Mineiro), “Prenda Minha” (Folclore Gaucho), “Baião de quatro toques” (José Miguel Wiznique), “Céu de Santo Amaro” (Flávio Venturini e Caetano Veloso - música de J.S. Bach), “Cantiga de Caicó” (Folclore Nordestino) e “Pingo d'água” (João Pacífico).

O Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí foi criado no primeiro semestre deste ano, a partir da inclusão do Curso de Viola Caipira na lista de cursos oferecidos pela escola. Seu principal objetivo é promover a difusão da tradição caipira, resgatando canções populares da chamada “Música Raiz”. Apesar de recém-criado, o grupo já acumula apresentações importantes, como a abertura do Fórum Regional de Pontos de Cultura, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura em setembro, e uma visita ao Lar São Vicente de Paulo de Tatuí, entre outras. 

A formação traz Laidens (violão 7 cordas), Diogo Jr. (viola caipira e voz), Everson (violoncelo), Luciana (voz), Yan (percussão), Atila Silva (viola caipira), Amadeu (viola caipira e voz), Aline Sayuri (acordeão) e Eraldo (viola caipira e voz).

A coordenação é de Zeca Collares – compositor, instrumentista de viola caipira, pesquisador da cultura popular brasileira e bacharel em Cinema pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp). Iniciou seu ofício de violeiro nas rodas de Folia de Reis na região de Grão Mogol/MG, onde nasceu. Em 1984, formou parceria com o folclorista, compositor e cantor Dino Lopes, ponto de partida para sua carreira musical. Estou MPB no Tema Centro Musical de Marília com o professor Paulo Estêvão “Tevão” na década de 1990. Um dos fundadores do grupo Mucunã de música regional Brasileira. Hoje soma mais de 20 anos de carreira e oito CDs lançados dentro do universo da viola caipira e é professor do curso de Viola Caipira do Conservatório de Tatuí.

O Projeto Música na Praça é uma ação iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, com colaboração do Conservatório de Tatuí.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí
Projeto Música na Praça
Zeca Collares, professor responsável
Data: 03 de novembro, sábado
Horário: 11h00
Local: Praça da Matriz de Tatuí
Evento gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário