sábado, 10 de novembro de 2018

Ópera “O Sétimo Selo” terá ensaio aberto nesta terça-feira

Produção que conta com participação do Coro e Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí terá sua estreia nesta quarta-feira, dia 14, no Teatro Procópio Ferreira


A produção da ópera “O Sétimo Selo”, que terá sua estreia nesta semana em Tatuí, fará um ensaio aberto nesta terça-feira, dia 14, às 20 horas, no Teatro Procópio Ferreira. É o último ensaio antes da estreia, já com todo o elenco, que conta com sete cantores líricos suecos e a participação do Coro e da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. As vagas são limitadas e os ingressos já podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Teatro.

Escrita pelo compositor brasileiro João MacDowell, a ópera é baseada no filme homônimo de Ingmar Bergman, produzido em 1957. Conta o drama de um cavaleiro que retorna das Cruzadas para a Suécia – então devastada pela peste negra – e precisa enfrentar a Morte em um jogo de xadrez.

Projeto – O projeto “Conexão Bergman” une cinema e ópera numa coprodução cultural de excelência internacional, e promove um expressivo intercâmbio artístico que conta com profissionais do Brasil, Suécia e Estados Unidos para a primeira apresentação mundial da versão completa da nova ópera com coro, solistas e orquestra. O Coro e a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob a regência do maestro tatuiano Edson Beltrami, unem-se ao diretor de palco sueco, Bengt Gomér – que dirigiu “Turandot” de Puccini, no Dalhalla Opera com a soprano Nina Stemme no papel principal.

Além de Gomér, sete solistas suecos estarão na montagem brasileira, ao lado dos artistas locais: a soprano dramático Pauline Pfeifer no papel de “A Morte”, a soprano Johanna Martell no papel de “Mia”, o tenor Michael Axelsson no papel de “Jof”, a mezzo-soprano Linnea Andreassen como o “Escudeiro Jons”, Bjorn Larson no papel do “Monge Raval”, Maria Demérus no papel da “Bruxa Tyan” e o Barítono David Wijkman no papel do cavaleiro “Antonius Block”.

De Tatuí, o grupo segue para Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, no dia 16 de novembro, onde haverá a exibição do filme “O Sétimo Selo” e uma mesa redonda sobre o processo de transcrição do filme em ópera com a participação de João MacDowell. E no dia 17 de novembro, apresentação completa da ópera no Centro Cultural Baía dos Vermelhos, com ingressos a partir de R$ 37,50.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
Ensaio aberto da Ópera “O Sétimo Selo”
De João MacDowell, baseada no filme de Ingmar Bergman
Data: 13 de novembro, terça-feira
Horário: 20h00
Cantata da Ópera “O Sétimo Selo”
Data: 14 de novembro, quarta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário