sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Coquetel no Dia da Música marca inauguração da nova fase do Hotel Del Fiol

Peter Kutuchian, do Hotelier News, com edição do DT

Del Fiol e Vieira com o Pentagrama do Tempo no Lobby do hotel

23/11/2018 | O Del Fiol reuniu nesta noite (22), Dia da Música, convidados para celebrar a reinauguração oficial do hotel. No final do primeiro semestre deste ano, um evento também reuniu parte da sociedade de Tatuí para marcar sua nova e atual fase, ainda que, naquele momento, em soft opening. Em julho, o empreendimento completou 82 anos de operação e está na terceira geração da família Del Fiol.

O Hotel Del Fiol faz parte da história de Tatuí. Ela começa quando Antonio Del Fiol chega na cidade em 1888. Depois com sua esposa, fundam, em 1936, o meio de hospedagem no Largo da Matriz. Seu filho, Oswaldo e sua mulher, Yolanda, conduzem o hotel por 50 anos, de 1940 a 1995. Depois, foi a vez de Raul Antonio Del Fiol, filho deles e que está em franca atuação como proprietário, tendo como maestro, Fábio Rogério Vieira, gerente geral do Del Fiol há 34 anos.

O gerente geral do Hotel Del Fiol inicia a série de discursos

Vieira foi o primeiro a discursar, após a introdução do mestre de cerimônias. Depois que fez os agradecimentos, ele salientou o fato do hotel ser independente. "Estamos posicionados como um hotel independente, pois não estamos ligados a nenhuma rede nacional ou internacional. Já houveram oportunidades para uma parceria com algumas. Optamos porém, dentro das nossas estratégias, em permanecer independentes. Acreditamos no potencial do nosso trabalho, na nossa equipe de colaboradores, expertise e evolução em buscar parcerias e estudos junto a consultores especializados no ramo hoteleiro", disse o gerente geral do Hotel Del Fiol.

Ele continuou dizendo que toda a estrutura contemplada hoje, formada por um conjunto de aspectos novos de arquitetura, design, conceitos de atendimento é resultado de um estudo profundo. "Foi desenvolvido por nós e intitulado “Reposicionamento do Hotel, frente a cenários de concorrência“. Eu e o doutor Raul estivemos imersos nesse estudo desde o início de 2013. E a partir daí foram sendo agregados outros profissionais, que nos ajudaram a chegar neste modelo que apresentamos oficialmente nesta noite", revelou.

"Retardamos a nossa inauguração para esta noite, pois hoje, 22 de novembro, é celebrado, em âmbito mundial, o Dia da Música, Dia de Santa Cecília, padroeira dos Músicos. E a música está presente no projeto deste hotel. O Conservatório de Tatuí, a maior escola de música da América Latina nasceu aqui dentro do hotel, fato este que nos enche de orgulho, mas também de responsabilidade em preservar este importante acontecimento na vida de nossa cidade", proferiu Vieira.

O maestro do Del Fiol finalizou dizendo: Nosso objetivo é valorizar as pessoas que estiveram aqui antes de nós, que ajudaram a construir aquilo que chamamos de Capital da Música e de Tatuí Cidade Ternura. Nosso objetivo também é manter o espírito que norteou os 82 anos de vida de deste empreendimento, que é a filosofia de vida dos proprietários do hotel: a conquista de um amigo é mais importante que o próprio negócio! Olhando com bons olhos, trabalho e esperança, acreditamos piamente que a música, se explorada estrategicamente, trará benefícios extraordinários para a economia e cultura, gerando desenvolvimento para a nossa cidade, contribuindo assim para a evolução do turismo no nosso município", encerrou o gerente geral.

Raul é a terceira geração de hoteleiros

Raul Del Fiol, visivelmente emocionado, disse estar muito feliz com o momento. "Nosso objetivo está sendo alcançado, pois desde junho percebemos que as pessoas estão voltando a realizar encontros aqui. E elas trazem seus instrumentos e performam suas músicas. O olho no olho é muito importante e a música faz parte d'alma deste hotel. Não somos apenas um hotel temático. Mais do que isso, somos educadores, pois todos os quartos possuem um QR Code que remete a música que está representada em cada uma das paredes", proferiu.

Depois, ele explicou sobre Pentagrama do Tempo, que está em uma das paredes do lobby. "O Pentagrama foi idealizado com a reprodução das primeiras notas do Concerto Nº 1 para cello de Camille Saint-Saënz. Acima, está relatada a trajetória do empreendimento e da nossa família. Na parte de baixo, a retratação da história da música, cuja capital é a própria Tatuí. Sim, a cidade foi reconhecida por Lei Estadual como tal. O município sedia também o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, conhecido como Conservatório de Tatuí. É a maior escola de música da América Latina e a mais tradicional do Brasil. Foi o meu tio, João Baptista Del Fiol, que teve a ideia de incentivar o desenvolvimento do conservatório, e as conversas também começaram onde estamos agora", contou Del Fiol.

Antes de encerrar sua participação, Del Fiol agradeceu a todos os colaboradores do Hotel, representados pelo gerente geral.

Maria José: estamos preparados para receber turistas

A prefeita da cidade, Maria José Gonzaga, foi a última a discursar: "damos as boas-vindas a este empreendimento na cidade de Tatuí, que está preparada para este novo momento que o Brasil está ingressando. Tatuí vira uma página de sua história, preparada para receber o turismo e mais investimentos. Este hotel dá muito orgulho para nós, e o seu restaurante, Matriz 26, em breve, será também uma referência na região", disse.

Dupla executa Concerto de Camille Saint-Saënz

Após os discursos, dois músicos tocaram uma parte do Concerto de Camille Saint-Saënz, que sempre foi o preferido do "Tio João". Os artistas foram ovacionados e muito aplaudidos. Na sequencia, Raul Del Fiol e Maria José fizeram o descerramento de quatro placas, que circundam a foto do casal Osvaldo e Yolanda, na parede ao lado da Recepção. Outro momento emocionante para o empresário. Depois, houve o corte da fita na entrada do restaurante Matriz 26, onde os convidados foram recepcionados com um coquetel, com petiscos preparados pela equipe da chef Paula Labaki.

(*) A reportagem do Hotelier News se hospeda em Tatuí a convite do Hotel Del Fiol. (**) Crédito da fotos: Peter Kutuchian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário