sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Começa neste sábado a campanha Fique Sabendo com testes de HIV e Sífilis

Campanha começa neste sábado (01/12) - Dia Mundial de Luta contra a AIDS -, das 9h às 13h, na Praça da Matriz.

O Ambulatório de Infectologia CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, começará neste sábado (01/12) - Dia Mundial de Luta contra a AIDS -, das 9h às 13h, na Praça da Matriz, a Campanha "Fique Sabendo", que tem por objetivo incentivar a realização dos testes de HIV e Sífilis entre as pessoas sexualmente ativas. Ela é organizada pelo Governo do Estado de São Paulo, Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) e Programa Estadual CRT - Centro de Referência e Treinamento DST/Aids.

Na ocasião os técnicos da Secretaria estarão realizando testes rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo, que permitem que, em apenas meia hora, o paciente conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.

De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Aline Tochinski de Camargo, além do incentivo à testagem, a campanha visa informar a população sobre as formas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, identificar e encaminhar as pessoas infectadas com HIV aos serviços especializados. Ela ressalta que o diagnóstico precoce é importante para a realização do tratamento e para uma vida com melhor qualidade para a pessoa infectada. "Quanto antes uma pessoa HIV positivo conhecer sua sorologia menor será a complexidade de seu tratamento", explica.

Os testes rápidos estarão sendo feitos também, a partir da próxima segunda-feira (03/12), até o término da Campanha (07/12), em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e no Ambulatório de Infectologia. Nas Unidades de Saúde o horário é de segunda a sexta-feira, sendo: das 8h às 16h no Jardim Gonzaga; das 8h às 13h nas unidades rurais Congonhal, Mirandas, Americana e Enxovia; das 8h às 17h no Jardim Santa Rita de Cássia, Rosa Garcia, Santa Luzia, CDHU, Tóquio e Vila Angélica; e das 8h às 18h nas demais Unidades de Saúde. No Ambulatório de Infectologia o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, dependendo da escala de atendimento em vigor. 

Outras duas ações estão programadas: na próxima quarta-feira (05/12), das 13h às 15h, no Clube Renascer e na sexta-feira (07/12), das 8h às 10h, no Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEMEM) da Prefeitura de Tatuí.

Mais informações sobre a Campanha podem ser adquiridas no Ambulatório de Infectologia de Tatuí, situado na Travessa Monsenhor Magaldi, nº 296, ao lado da Santa Casa, no Centro, telefone (15) 3259-1564.

Nenhum comentário:

Postar um comentário