sábado, 24 de novembro de 2018

Camerata de Violões traz solistas convidadas neste sábado na Unidade 2 do Conservatório (Fórum velho)

Concerto gratuito integra a 58ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí, com participação de cantoras líricas, flautista e contrabaixista

Cristine Bello Guse e Marilane Bousquet

A 58ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí apresenta neste sábado, dia 24, a Camerata de Violões do Conservatório. O concerto terá participação especial de quatro solistas: as sopranos Cristine Bello Guse e Marilane Bousquet, a flautista Pâmela Lopes e a contrabaixista Leticia Felicia. A apresentação será às 19 horas, no Auditório da Unidade 2, com entrada gratuita.

“Este será um concerto bem especial, com um repertório diferenciado que trabalhamos ao longo do ano, arranjos especiais e a participação de convidados importantes, como as professoras de Canto Lírico Cristine e Marilane, e as alunas Pâmela e Leticia”, destaca o coordenador do grupo, professor e violonista Edson Lopes.

O programa terá “Cordoba”, da Suite “Contos de Espanha” (Issac Albéniz); “Concerto para Flauta Doce” (Antonio Vivaldi), com solo de Pâmela Lopes; “Invierno Porteño”, das “Estações Portenhas” (Astor Piazzolla); “Filane do Quarteto Americano” (Antonín Dvoràk); “Elegia” (Giovanni Bottesini), com contrabaixo solo por Leticia Felicia. Para encerrar, “Duetos” (Felix Mendelssohn), na interpretação das sopranos.

A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí foi formada em 1996 e representa a excelência da tradicional escola de música no ensino de violão clássico. A partir de 2001, passou também a receber solistas convidados, desenvolvendo repertório especialmente adaptado, transcrito ou arranjado para canto e outros instrumentos, a fim de enriquecer a experiência do grupo. A iniciativa foi registrada, em 2006, no CD “Convida”, no qual o violão figura ao lado de variados instrumentos em grandes clássicos da literatura musical, com obras de J.S. Bach, G. Rossini, A. Vivaldi, J. Pachebel, C. Saint-Säens, A. Dvoràk, sem deixar de fora os brasileiros H. Villa-Lobos, C. Guerra-Peixe, E. Villani-Côrtes e Zequinha de Abreu.

O grupo é formado por professores-monitores e alunos bolsistas, sendo Adriano Paes, Edson Lopes, Ricardo Grion, Carlos Eduardo de Souza Barbosa, Patrícia Fernanda Ferreira Campos, Pedro Floriano Camargo Santos, Rafael Vieira Santos e Yuma Ragassi Silva, além dos violonistas convidados Alexandre Antonio Hartung Junior e Igor Henrique Oliveira Nogueira.

O coordenador, Edson Lopes, é formado no Brasil pelo Conservatório de Tatuí e pela Trinity College of Music de Londres. Participou de vários concursos, obtendo em todos o primeiro lugar, com destaque para “II Concurso de Jovens Instrumentistas” promovido pela Rede Globo no programa “Concertos para a Juventude” e “I Concurso Nacional de Violão” promovido pelo Banco do Brasil. Foi considerado “aluno mais destacado” no XXII Curso de “Musica en Compostela” (Espanha- 1979), sob a orientação do professor José Tomás (assistente de Andrés Segovia), o que lhe valeu como prêmio uma bolsa de estudo para o ano seguinte. Apresentou-se como solista com diversos grupos, no Brasil e exterior. É professor do curso de Violão Clássico do Conservatório de Tatuí.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
58ª Semana da Música
Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí
Leticia Felicia, contrabaixo
Pâmela Lopes, flauta doce
Cristine Bello Guse e Marilane Bousquet, sopranos
Edson Lopes, coordenação
Data: 24 de novembro, sábado
Horário: 19h00
Local: Auditório da Unidade 2
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário