terça-feira, 27 de novembro de 2018

Conservatório de Tatuí realiza Mostra de Artes Cênicas de 29/11 a 02/12

Evento reúne oito peças teatrais produzidas por alunos da instituição, com apresentações às 15h00 e 20h00, com entrada gratuita

O Conservatório de Tatuí realiza, de 29 de novembro a 2 de dezembro, a Mostra de Artes Cênicas 2018. O evento reúne oito espetáculos produzidos por alunos e professores dos cursos de Teatro da escola. As peças serão apresentadas no Teatro Procópio Ferreira, com sessões às 15 horas e 20 horas. A entrada é gratuita.

“A Mostra de Artes Cênicas é um evento muito importante para todos os alunos e professores do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. É o momento em que os trabalhos desenvolvidos em sala de aula ao longo de todo o ano letivo são levados à cena no Teatro Procópio Ferreira, com o intuito de efetivar o fenômeno teatral que só se dá na presença do público. Ao todo serão apresentados oito espetáculos dos cursos Teatro Juvenil, Teatro Adulto, Aperfeiçoamento e Grupo de Prática Teatral. É também a oportunidade de realizar um exercício de interdisciplinaridade, unindo os alunos dos cursos de formação de atores e das oficinas de Maquiagem, Iluminação, Cenografia, Som em Cena e Direção em torno de um mesmo trabalho de criação”, comenta a coordenadora do evento e do setor, Fernanda Mendes. 

A Mostra começa nesta quinta-feira, dia 29, às 15 horas, com “Lampião e Maria Bonita no Reino Divino”, produzida pelo Grupo de Prática Teatral do Conservatório de Tatuí. Com classificação livre e direção de Dalila Ribeiro, a peça conta o que acontece após a morte dos cangaceiros Lampião e Maria Bonita. Ele vai para o inferno e ela, para o céu. Lá do Reino Divino, eles acompanham o sofrimento dos sobrinhos Julinho e Silvinha na Terra. Eles se amam, mas seus pais não aceitam o namoro. Lampião e Maria Bonita, junto com seus amigos Severino Mansidão e Creusa Espiriteira decidem ajudar o casal a ficar junto e armam as maiores confusões.

O elenco traz Adriana Afonso (Contadora), André Luís Camargo (Lampião), Bruno dos Santos Assunção (João), Fernanda Mendes (Maria Bonita), Gabriel Bertin (Mansidão), Jessica dos Santos Vieira (Creusa Espiriteira), Julia Maschietto Mastromauro (Silvinha), Silvio Luiz Zanchetta (Julinho) e Tamires Freire de Carvalho Ramos (D. Suzana). Participam também Guilherme Souza (guitarra), Guilherme Freitas (percussão) e Joseval Paes (direção musical), entre outros.

No mesmo dia, às 20 horas, alunos do curso de Aperfeiçoamento em Performance apresentam “r[ELA]tos - aS fruta que te PARIU”. O texto aborda a violência à mulher em todas as suas formas e envolve a plateia, despertando questionamentos e autoanálises. O professor responsável é João Armando Fabbro, com performances de Bruna Machado, Carlos Rafael, Edivana Mendes, Gabriel Tonin e Vitória Cardoso. A peça tem público limitado a 100 pessoas, que serão convidadas a acompanhar o espetáculo de cima do palco. A entrada é recomendada para maiores de 14 anos.

Na sexta-feira, dia 30, às 15 horas, o Grupo de Teatro Juvenil apresenta “Liderato, o rato que era líder”. Escrita em 1966 por André Carvalho e Gilberto Mansur, a peça conta a história de um país diferente, povoado por ratos. Por meio de várias situações políticas, o texto leva o público a entender melhor o sentido e a importância do voto. 

O elenco traz Felipe Santos (Liderato) e Érika Milena de França (Ratilda), além de Maria Eduarda Cassemiro, Emily Muniz Modena, Rebeka Perbelini, Júlia Ferraz, Erica Beatriz Carriel Andrade Hessel, Nauny Beatriz, Alessandra Giacummo, Gil Penalva, Julhia Costa, Rafael de Deus Santos, Thais Luar de Oliveira Vallerine, Eduarda Fagundes Tietbohl, Pedro Santos, Guilherme Correa, Valdick Junior, Kadu Dias, Marina Redini, Gabriela Holtz, Gabrielly Bracco, Rachel Vitoria e Larissa Lopes. Participam também Elidamaris Cortez (teclado) e Leo Risseti (percussão), entre outros. A direção é de Fernanda Mendes e André Luiz Camargo, com direção musical de Joseval Paes e Elidamaris Cortez. 

Ainda na sexta-feira, às 20 horas, alunos do curso de Teatro Adulto encenam “Roda Viva”. O texto de Chico Buarque de Hollanda retrata um ídolo da canção que precisa mudar de nome para agradar ao público. O personagem representa o artista manipulado pela imprensa e promove uma reflexão sobre a sociedade de consumo. O elenco é formado por Alexandre Moreira Cardoso, Claudimir Manoel Rodrigues, Elder Romano de Nadai, Enrique da Silva Oliveira, Fernanda Luiza de Medeiros, Gabriel Davi Soares Lobo, Gabriel Melgarejo Vergani, Giovanni Minhaco Santos, Gustavo Valim Souza, João Mateus Pereira Domingues, José dos Santos, José Manoel Souto, Josias Igor Pepe Moreira, Letícia Rodrigues de Moraes, Lucas Ferrarini da Silva, Lucas Moretti Camargo, Pedro de Paula Crosatte, Sharon Mrofka e Yasmin da Costa. A direção é de Adriana Afonso, com direção musical de Noel Santos (violão) e Ricardo Fenerich (piano). 

A Mostra de Artes Cênicas continua no fim de semana com “Treze”, “Mistério na sala de ensaio”, “Clarão nas Estrelas” e “Sobre amanhã: quantas lembranças restaram”.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
Mostra de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí 2018
Data: 29 de novembro a 02 de dezembro
Fernanda Mendes, coordenação
Horários: 15h00 e 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

“Lampião e Maria Bonita no Reino Divino”, de Annamaria Dias
Grupo de Prática Teatral do Conservatório de Tatuí
Dalila Ribeiro, direção
Data: 29 de novembro, quinta-feira
Horário: 15h00
Classificação: Livre

“r[ELA]tos – aS fruta que te PARIU”
Curso de Aperfeiçoamento em Performance do Conservatório de Tatuí
João Armando Fabbro, provocação
Data: 29 de novembro, quinta-feira
Horário: 20h00
Plateia reduzida: 100 lugares
Classificação: 14 anos

“Liderato, o rato que era líder”
De André Carvalho e Gilberto Mansur
Curso de Teatro Juvenil do Conservatório de Tatuí (1º ano)
André Luiz Camargo e Fernanda Mendes, direção
Data: 30 de novembro, sexta-feira
Horário: 15h00
Classificação: Livre

“Roda Viva”
De Chico Buarque de Hollanda
Curso de Teatro Adulto do Conservatório de Tatuí (1º ano)
Adriana Afonso, direção
Data: 30 de novembro, sexta-feira
Horário: 20h00
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário