quarta-feira, 4 de junho de 2014

Frio provoca redução na frequência de alunos em academias da região

Do G1- O frio é apontado por donos de academia como uma das causas na redução do número de alunos que frequentam as unidades para a prática de exercícios físicos. Em uma academia de Tatuí, por exemplo, o movimento caiu pela metade.

De acordo com a proprietária da academia, Marusca Passini, um trabalho de conscientização com os alunos é feito um mês antes do frio chegar. Eles recebem orientações dos professores sobre a importância de continuar a prática de exercícios físicos mesmo em dias de baixas temperaturas. Além disso, cartazes são espalhados com dicas para evitar a 'fuga'. “Durante as aulas conscientizamos o aluno da importância de continuar com a atividade no frio para que o resultado apareça e continue aparecendo no verão”, explica.

Na sala de musculação, aparelhos que normalmente são disputados ficam mais disponíveis, mas a dona de casa Raquel Freitas de Souza não abre mão de se exercitar. Ela confessa que é complicado manter a disciplina no frio. Para ele, o 'segredo' para continuar é força de vontade. “Difícil é, mas é preciso fazer um esforço para cuidar da saúde”, revela.

No local, são oferecidas também aulas de natação, mas para encarar a piscina a motivação é ainda mais necessária. Mesmo com a água aquecida a uma temperatura de 32º, os alunos são vencidos pela preguiça. Segundo a professora de natação Gisleine Fores Martins, quando as temperaturas caem, a piscina fica praticamente vazia, havendo uma diminuição de 50% no movimento. “É devido ao friozinho. A turma não quer sair de casa. Apesar da piscina ser aquecida e o ambiente ser quente, as pessoas ainda têm receio de sair de casa e vir, ou trazer o filho, para fazer natação”, afirma.

Mas fazer exercícios durante o frio também tem suas vantagens. Segundo o professor de educação física Alex Leite Mota, durante o frio o metabolismo fica mais acelerado assim como a alimentação, que também aumenta. “Sem pensarmos, acabamos consumindo mais calorias e alimentos um pouco mais calóricos, para nos mantermos mais aquecidos. E já que nosso metabolismo está mais alto, com exercício gastamos mais calorias do que no verão”, explica.

E para aqueles que não desistem fácil, o professor Renan Passini lembra que no inverno é preciso tomar alguns cuidados antes do treino começar. “Insistimos para o pessoal continuar, e insistimos para eles treinarem. Mas as baixas temperaturas pedem um pouco mais aquecimento. Quando está frio o corpo fica um pouco preso e aumenta-se o risco de lesão. Então, tem que tomar cuidado e aquecer um pouco mais”, orienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário