quarta-feira, 5 de março de 2014

Vigilância sanitária orienta população para descarte correto de remédios

Do G1, editado - Medicamentos que já passaram do prazo de validade não devem ser jogados no lixo comum. Mas a população, às vezes por falta de conhecimento, acaba jogando.
 Nos municípios da região a orientação é levar os medicamentos vencidos até a vigilância sanitária. Ou mesmo nos postos municipais de saúde. Jogar esses remédios no vaso sanitário, na rede de esgoto ou mandar para o aterro é perigoso para o meio ambiente e principalmente a saúde da população.
“Às vezes o tratamento da água não consegue retirar esse medicamento da água, então é importante que não seja feita essa contaminação. Muitas vezes alguns antibióticos possam ficar com poderes residuais muito grandes na água e isso pode causar prejuízo“, afirma o diretor da Vigilância Sanitária, Maximo Machado.
Em Tatuí, algumas farmácias se oferecem como pontos de coleta de medicamentos fora de validade. O problema é que esses estabelecimentos pagam pelo descarte. “A prefeitura tem uma empresa terceirizada que faz a coleta semanal. Então todo resíduo que a farmácia produz é descartado pela prefeitura. Só que tem um custo desse descarte, então fica complicado ter que pagar pelo medicamento”, conta.
Além das farmácias, onde o descarte é feito mediante pagamento, um projeto foi criado há um ano para receber esses remédios gratuitamente. O posto de coleta funciona no prédio da Vigilância Sanitária, na Rua José Ortiz de Camargo n. 594, no Centro. Quem entrega o medicamento recebe um documento para informar lote e validade para facilitar o controle do descarte. O serviço vale também para produtos veterinários e amostras grátis. (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário