quinta-feira, 20 de março de 2014

Dia da Água terá jornada de conscientização para crianças em Tatuí

Comunicação Tatuí - O Dia Mundial da Água será comemorado em Tatuí com programação especial junto aos alunos da rede municipal de ensino. A equipe do setor de educação ambiental, órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, realiza a partir desta segunda-feira, 24, diversas ações para conscientizar as crianças sobre a importância do uso racional da água.

No primeiro dia, será realizada uma oficina sobre as Mudas Florestais Nativas com os estudantes do terceiros, quartos e quintos anos da Escola Professor José Menezes Bueno, no Distrito da Americana. Já na terça-feira, 25, os alunos da mesma escola participam do plantio de 50 mudas nativas às margens dos rios Tatuí e Sorocaba.

Na quarta-feira, 26, será a vez dos estudantes da escola Professora Sarah de Campos Vieira dos Santos farão uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp, que realiza o tratamento e abastecimento de água do município. Na quinta-feira, 27, será a vez dos idosos do Projeto Melhor Idade participarem do plantio de 20 mudas de arborização urbana às margens do Ribeirão Manduca. O último evento acontece na sexta-feira, 28, com visita dos alunos do primeiro, segundo e terceiro ano também da escola Sarah dos Santos à sede da Sabesp.

De acordo com o diretor do Departamento de Meio Ambiente, José Vicente Alamino, essa ação de educação ambiental visa conscientizar as crianças quanto às responsabilidades com a preservação do meio ambiente. “Focamos nossas ações em discutir o uso racional da água e a importância da preservação, recuperação de mata ciliar dos rios e nascentes que são responsáveis pelo abastecimento da nossa cidade” completa.

Comemoração
A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem. Em 10 de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais. A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água.

A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário