segunda-feira, 17 de março de 2014

Parte dos funcionários da Fatec de Tatuí adere à greve estadual

Do G1- Nesta segunda-feira (17), parte dos funcionários da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Tatuí entrou em greve. O setor atingido pela paralisação é o administrativo, portanto, as aulas seguem normalmente.

Com faixas e cartazes, funcionários do Centro Paula Souza, autarquia do Governo estadual que administra as Fatecs e Etecs do Estado de São Paulo, reuniram-se em frente a instituição de ensino para fazer um protesto. Eles reivindicam melhores salários e plano de carreira.

Segundo a auxiliar administrativa Jaqueline de Santana, que trabalha há cinco anos na Fatec, o plano de carreira apresentado pela diretoria foi modificado e não atende as expectativas dos trabalhadores. Outra funcionária que também atua na administração, Viviane do Amaral Matos, diz que a greve deve ser mantida pelo menos até 4 de abril, data em que o plano de carreira enviado à Assembleia Legislativa deve ser votado.

De acordo com o sindicato dos trabalhadores do Centro de Paula Souza, das 214 Escolas Técnicas (Etecs) e 59 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em 163 municípios paulistas, 80 unidades entraram em greve.

Por meio de nota, a assessoria do Centro Paula Souza, informou que o governador do estado encaminhou à Assembleia Legislativa no dia 28 de fevereiro o anteprojeto que trata do Plano de Carreira e Empregos Públicos da instituição, conforme compromisso assumido com a categoria. A proposta percorreu diversas instâncias do governo para que se adequasse à legislação e a questões orçamentárias, entre outras análises necessárias.

As conquistas incluem a possibilidade de uma gestão de carreira por 30 anos, com crescimento constante nos níveis vertical e horizontal, valorizando a titulação e a experiência. A movimentação horizontal (progressão) ocorrerá por critérios de tempo e avaliação de desempenho, representando 4% de aumento salarial a cada dois anos. A movimentação vertical (promoção) poderá ocorrer a cada seis anos, de acordo com os títulos obtidos, nos seguinte percentuais: 12% de aumento para os técnicos administrativos; 25% de aumento para os docentes de Etecs; 19% de aumento para docentes de Fatecs.

Levantamento realizado pela instituição aponta que 93% dos cerca de 20 mil professores e funcionários estão trabalhando normalmente. Aulas eventualmente perdidas serão repostas. As unidades já iniciaram o planejamento das reposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário